julimarfragaf escreveu:Eng. André escreveu:Bo noite,
Não dá para supor, deve-se conhecer o projeto de arquitetura por completo, somente assim será possivel definir, cargas, carregamentos e esforços na estrutura, deste modo pode-se dimensionar a mesma de maneira segura e economica.
Atenciosamente:
Então! , tenho o projeto pronto no CAD, quero saber se o software, é capaz de fazer os cáculos?, E pela experiência de vcs, qual é o dimensinameto médio de uma viga de 4.70?
-----------------------------------------------------------------------------------
Colega, vou clarear para você ...
Se fosse possível dimensionar estruturas com a facilidade que você comentou, ou seja, lança em software tipo CAD e está pronto, não existiria mais curso de engenharia... Concorda ???
Somente quem cursou as disciplinas de concreto armado sabe quanto trabalho dá dimensionar e detalhar uma viga, a coisa não é assim tipo receita de bolo, vão de x usa altura de y e ferro z .... é muito mais complicado que isso, são dezenas de verificações que se deve fazer...
Tenho certeza que nenhum profissional em sua plena consciência será leviano em te passar as dimensões da viga sem estudar todo o projeto e calcular todas as cargas que chegam sobre esta viga em questão...
Pois, falar em tamanho médio, altura aproximada, não é engenharia, é chute, ou seja, é pura especulação que não estará fundamentada, e não garantirá a segurança e economia da obra.
Portanto, se você quer uma viga segura e econômica, procure um profissional habilitado para fazer o projeto estrutural completo !!!
O projeto estrutural possui valor muito pequeno quando comparado com o custo da obra, e lhe garante economia e segurança para o seu patrimônio.
Pense Nisso !!!
Um Abraço,
Vicente