RESERVA PARA INSTALAÇÕES FUTURAS


Responder Mensagem

RESERVA PARA INSTALAÇÕES FUTURAS

Mana
postou em Qui, 22 Dez 2011, 10:04
Usuário Nível 1 | Mensagens: 15

    Bom dia

    Estou fazendo o meu primeiro projeto de instalação elétrica após sair da faculdade, trata-se de uma residência de 112m². Na verdade já fiz o projeto, mas gostaria de saber se fiz corretamente, pois é necessário deixar reserva para futuras instalações de TUG e iluminação, eu deixei 400w de tomadas de reserva no circuito já existente de tomadas e 300w no circuito já existente de iluminação, ou seja não deixei a reserva num circuito separado (só para reserva). A pergunta é está correto ou é necessário deixar a reserva num circuito separado?
    Desde já agradeço!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    RESERVA PARA INSTALAÇÕES FUTURAS

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 22 Dez 2011, 21:03
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Cara Mana,

      É mais comum deixar circuitos separados(1 ou 2 disjuntores, mas a depender do porte da edificação podem ser mais), para reserva ou aumento da demanda. Nesse caso, em que se trata de uma casa relativamente pequena, vale a pena deixar pelo menos um circuito/disjuntor como reserva). Também é sempre bom (e seguro) deixar reserva de carga nos circuitos projetados ou existentes tanto de iluminação quanto nos de tomadas (TUE's e TUG's).

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      mzbarrosprojetos
      postou em Sex, 23 Dez 2011, 13:33
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Olá Mana!

        É necessário deixar circuitos separados somente para reserva. E também é prudente prever "folgas" nos circuitos existentes.

        A quantidade de circuitos a se reservar, varia de acordo com a quantidade de circuitos existentes. Deixarei um link que vale a pena consultar, explica sobre o dimensionamento de quadros muito claramente. E mais especificamente no final da terceira página mostra a quantidade de circuitos a se reservar de acordo com a NBR 5410.

        Segue o link:
        http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/7/7e/Eletricid3.pdf (http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/7/7e/Eletricid3.pdf)

        _________________
        MZBarros Engenharia e Projetos
        Não deixe conferir nosso site!
        www.mzbarros.com.br (http://www.mzbarros.com.br)

        Mana
        postou em Sáb, 24 Dez 2011, 07:18
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 15

          Olá

          Obrigado Isaac e MZ barros pela atenção... gostei muito do arquivo MZ, esclareceu minhas dúvidas!

          Tudo de bom pra vcs!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          tabela de preço de mão de obra

          mestre de obra
          postou em Dom, 08 Jan 2012, 12:29
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            ola bom dia Isaac de Cristo gostaria por gentileza pedir novamento a tabela de preços pratica no estado de minas gerais

            obrigado marcelo brum
            meu e-mail marcelobrm7@gmail.com


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Instalações Prediais