Removeu parede estrutural e pos apto `a venda, o que fazer?


Responder Mensagem

Removeu parede estrutural e pos apto `a venda, o que fazer?

Ramurti de Alencar Barbos
postou em Qui, 29 Dez 2011, 22:02
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Ola',

    Moro em um predio de 4 andares. O vizinho do primeiro andar removeu a maior parte de uma parede estrutural, um pedaco de aproximadamente 2,30 x 2,50 para unir a lavanderia `a sala, criando uma sala maior. Por sorte, a laje da sala nao se apoia sobre essa parede, mas a laje da lavanderia sim. Nessa mesma sala, do outro lado, ele ainda transformou uma janela em uma porta, removendo a parte debaixo da janela. Isso ja' tem alguns anos. Assim que eu descobri que isso era errado, em 2009, conversei com o vizinho que se comprometeu em apresentar uma ART com um devido reforco. Isso nunca foi feito e agora ele colocou o apartamento `a venda.
    Eu gostaria de saber o que fazer. Algum de voces ja' vivenciou uma situacao parecida? Existem umas trincas nos azulejos na parede do ultimo andar, exatamente 3 andares acima da parede removida. O restante do meu apto foi reformado, e nao apareceram novas trincas, mas meu predio e' cercado de casas velhas que sao candidatos `a virar predio. Temo que a estrutura possa ser abalada com a construcao de um predio ao lado, ja' que uma parede foi removida.
    Me disseram que apos essa remocao, o predio acomodou. O que isso significa?

    Obs: Esse e' o link para o anuncio do apartamento dele: http://www.netimoveis.com/detalhe.aspx?data=bmV0aW1vdmVpcyYzNzAxMDUmMTQ1Jm5ldGltb3ZlaXM=

    Na segunda foto da' pra ver o pedaco da parede removida, vejam que no chao existe ate' um desnivel de um comodo para o outro.

    Agradeco qualquer comentario esclarecedor!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Removeu parede estrutural e pos apto `a venda, o que fazer?

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 29 Dez 2011, 22:33
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Ramurati,

      Como você sabe ou pode ter certeza que a referida parede é estrutural? Caso seja mesmo comprovado que ela é de fato estrutural, pode sim, haver algum risco de comprometer a estrutura do prédio como um todo, mas se até o momento nada aconteceu, creio que ela não seja estrutural. Outro fato é que para esta parede ser estrutural a estrutura do prédio deveria ser sem pilares e/ou sem vigas (Estrutura mural).

      Caso não seja o caso tenho quase certeza que se explica o fato de não ter ocorrido algum problema e de a parede não ser estrutural. Todavia, para se ter certeza e não fazer nada às escuras, o certo é reaver o projeto estrutural e verificar com o responsável se há ou não algum comprometimento da estrutura do prédio.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Ramurti de Alencar Barbos
      postou em Sex, 30 Dez 2011, 14:31
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Ola' Isaac,

        Eu sei que e' estrutural porque eu tenho o projeto e conversei com o engenheiro calculista. O que ele falou pra mim foi "voces sao doidos". Tambem conversei com o engenheiro que executou a obra que disse que o predio "acomodou".
        Eu tenho todas as plantas do projeto, e' muito facil de ver ate' para um leigo.

        Coloquei as plantas em um site: https://sites.google.com/site/munhoz254/plantas

        O trecho de parede removida esta' grifado em vermelho. Pela legenda, voce ve que as paredes sao estruturais. Existem pequenas vigas apenas na escada. Tem inclusive a foto logo abaixo.

        Entao estamos diante de um fato consumado. Minhas duvidas giram em torno de qual e' o risco futuro, e quais as consequencias juridicas.

        Obrigado

        MeketrefiS
        postou em Ter, 03 Jan 2012, 19:16
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

          Acomodou??? não existe isto em engenharia, o que ocorreu na realidade foi uma nova redistribuição de cargas, com certeza se esta parede for estrutural havera problemas num futuro proximo. Tem de verificar o que consta no Manual do Proprietario sobre modificações, converse com este Cidadão e solicite uma ART do responsavel pelas modificações e de prazo para aprsentar, caso contrario abra um processo civil e solicite a interdição no proceso de venda.
          Sobre a ART jamais um engenheiro responsavel ira assinar alguma coisa que tende a prejudicar alguem. Faça levantamento fotografico das trincas e monte um historico sobre o ocorrido. Nâo tenha dó de pessoas deste tipo, pois sairão pela tangente na primeira oportunidade ( venda por exemplo).
          abraços.

          _________________
          mhfranhan@uol.com.br
          (11) 9320.5399

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural