Calculo de tração de postes em uma tirolesa


Responder Mensagem

Calculo de tração de postes em uma tirolesa

noslira
postou em Qui, 09 Fev 2012, 10:34
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Bom dia a Todos

    Gostaria de uma ajuda:

    Estamos querendo construir uma tirolesa de 1300 metros com cabo duplo aço (C.A.SIVA 9,5mm 6x19+AF GALV TRD PS S) peso de cada cabo 456,30 Kg.
    Bases
    2 postes de 10 metros de 30 cm de diametro eucalipto tratado citriodora.
    Pensei em construir uma sapata de 3mx2mx1,80 sendo estes 1,80, 1,00 de fundura e mais dois burracos no fundo da sapata de 0,80 para cada ´poste- concreto traço 40.

    Mais um morto em sapata de 2mx1mx1,50 para os dois postes.

    Minha pergunta as bases vai aguentar a tração do cabo de aço?


    _________________
    noslira

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sérgio Guimarães
    postou em Sáb, 11 Fev 2012, 13:43
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 47

      Noslira,

      O ideal seria que você postasse pelo menos um esboço da sua idéia. De qualquer forma, fiquei curioso com algumas questões.
      A extensão é essa mesmo, 1300m? Qual o desnível entre os pontos? Você chegou a calcular qual a velocidade final nessa sua tirolesa?

      Sds,
      Sérgio Guimarães

      abnermartins
      postou em Ter, 28 Fev 2012, 15:42
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

        Olá amigo,

        Não seu quais cargas você está considerando no seu cálculo, mas enfim, esta fundação terá de absorver um grande esforço de momento devido o esforço do cabo. Você terá de encontrar qual o esforço está chegando no topo do poste que provavelmente será uma força no sentido do ângulo do cabo, decompor ela na horizontal e calcular o momento na fundação em relação a ele. Bem superficialmente a solução está por aí, além de características no solo etc, dependendo do momento você pode pensar em "estaiar" o poste.. etc. Abraço, boa sorte.

        Memória de cálculo

        Plpastore
        postou em Sáb, 24 Mai 2014, 23:12
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

          É necessário elaborar a memória de cálculo, e assim poderá obter os resultados e sugestões de um engenheiro mecânico, quem mais apto para este tipo de construção.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Dimensionamento Tirolesa

          eng.frankcrema@gmail.com
          postou em Qui, 28 Abr 2016, 14:29
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Noslira,

            Tenho experiência em projetos de tirolesa, já fiz dezenas. Precisando de ART, Memorial de cálculos, laudos e projetos, estou a disposição.

            Abraço.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural