Muro de Arrimo


Responder Mensagem

Muro de Arrimo

raoniso
postou em Qui, 01 Mar 2012, 15:27
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Preciso construir um muro de arrimo e como não sou especialista no assunto, consultei algumas pessoas a respeito. Um amigo esteve no local e após analisar, mandou eu construir nessas condições que irei descrever abaixo. O terreno eh firme de tabatinha próximo a superfície e moledo abaixo.
    O muro terá a dimensão de 18,00 m de comprimento por 3,50 m de altura. Serão 8 colunas de espessura variável, 50 cm na base e 15 cm no topo, faceado com face exterior, todas com ferro 3/8 e estribos de 1/4 distribuído á cada 0,20 m. As sapatas serão com consola exterior e interior de 0,8 X 0,8 m por 1,0 m de profundida na base. Pelo lado interno do muro e acompanhando as colunas, vou correr uma laje unido todas as colunas e sapatas na base. Com 1,50m de altura a partir sapata, vou instalar uma cinta de 0,30 X 0,15 m e estende-la como uma laje de 0,40 para dentro do muro. A cinta no coroamento vai ser de 0,30 X 0,15 m. Todo o muro será feito todo em bloco de cimento vazado de 0,40 X 0,20 X 0,15 com uma vara de ferro de 5/16 em cada bloco e vou encher todos os blocos com concreto.
    A minha dúvida consiste no seguinte: Esses dados estão corretos, será esse o melhor jeito de construir. O cara que vai construir não quer assentar os blocos, ele quer coloca-los um sobre os outros e encher de concreto, disse que não precisa assentar com massa, uma vez que vou encher de concreto.
    Qualquer opinião a respeito, será de grande valia. Obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Muro de Arrimo

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 02 Mar 2012, 07:36
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Raoniso,

      Este dimensionamento vai fazer o muro ceder (embarrigar) horizontalmente quando receber o aterro e sua compactação. Se não quiser se arrepender procure um profissional para calculá-lo pra você. Lembre-se, tem "economias" que não compensam, pelo contrário, apenas lhe farão gastar mais.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Eng. André
      postou em Sex, 02 Mar 2012, 07:40
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

        Se esse seu amigo é engenheiro, peça a ela projeto e ART junto ao CREA, pois segundo minhas analise, nesta condições não haverá estabilidade da estrutura, como disse nosso amigo eng.º Isaac vai embarrigar.
        Procure um profissional da área e solicite um projeto estrutural do muro, também deverá fornecer um relatório de sondagem para analise do solo, assim você terá noites longas de sono tranquilo.

        Atenciosamente:

        _________________
        Eng. André Pinheiro
        ZANOLLIN Soluções Estruturais
        E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
        Skype: eng.pinheiro
        Fone: 19 3579 5051
        Cel. : 19 97415 7770


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais