Como faço para não superestimar materiais..


Responder Mensagem

Como faço para não superestimar materiais..

miguel888
postou em Sáb, 03 Mar 2012, 15:52
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá,

    Gostaria de ter uma noção, de como questionar um cálculo, por exemplo de fundação/vigas/blocos, etc..
    recentemente recebi um projeto estrutural, e ao 'acaso' um outro engenheiro, nada ver com o processo viu, e comentou.. isso aqui está super estimado, essa ferragem poderia ser com folga 5/16, quando pedia 1/2...

    Pergunto, existe um padrão de cálculo? Existe algum software simples que possa simular, inserindo as cargas? Posso exigir um descritivo dos cálculos?

    enfim, gostaria de (sem contratar outro profissional), ter uma noção...

    Obs.: posso entregar pizza de X6, ou de Biz, quero ter noção desse ponto de equilibrio x segurança..

    Abrç



    Miguel


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Sáb, 03 Mar 2012, 17:06
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Miguel, após um certo número de obras você vai perceber que para cada metro quadrado construído você vai gastar uma certa quantidade de aço, de concreto, de formas...

      Uma análise criteriosa, analisando cada elemento é muito trabalhosa e é um serviço que sem sombra de dúvidas será cobrado, mas observando o consumo total de materiais para seu empreendimento tem-se uma noção já suficiente se o projeto estrutural está ousado (estrutura "magra"), justo ou exagerado. Para quem tem experiência na área é coisa de 5 minutos.

      Me disponho a analisar seu projeto se puder enviá-lo no meu e-mail que está aqui embaixo. Peço para que não publique os projetos para que todos possam ver pois uma análise dessas seria anti-ético.

      Abraços,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      edmarferreirajr
      postou em Sáb, 03 Mar 2012, 20:00
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Miguel,
        Sugiro a você que solicite ao projetista que fez o dimensionamento que lhe entregue a “memória de cálculo” para que você possa contratar um outro projetista para consultoria.
        Para que um profissional possa dizer que um projeto está superdimensionado é necessário que ele tenha acesso à “memória de cálculo” do projetista que fez o dimensionamento, pois é lá que serão identificadas as estratégias de projeto, os coeficientes e as majorações (ou minorações) adotadas. Fora disso, tudo é chute, nem sempre na direção do gol, sendo cada caso um caso e não havendo espaço para generalizações.
        Tive uma experiência semelhante com um projeto de estruturas metálicas alguns anos atrás: as vigas propostas pelo projetista tinham altura bem superior ao que estimávamos Me dei ao trabalho de examinar a memória de cálculo e vi que não havia nada de absurdo com os carregamentos adotados, aliás eram praticamente os mesmos considerados em um pré-dimensionamento que realizei a partir de um método já em desuso pelas normas brasileiras, denominado “tensões admissíveis”. Concluí o que uma consultoria externa veio a confirmar: o projetista estava empregando perfis de maior altura, mas com menor peso por metro linear, adotando o mesmo módulo de resistência de perfis de menor altura, mas de peso bem superior, ou seja, ele estava economizando o dinheiro do cliente.

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires

        Como faço para não superestimar materiais

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 04 Mar 2012, 08:11
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Miguel,

          Sendo rápido na resposta e sem rodeios: É bom que se contrate profissional competente no qual se possa e se deva confiar. O memorial descritivo pode ser solicitado, até porque em alguns casos, os órgãos públicos exigem estes memoriais para esclarecimentos de dúvidas e análises para a provação de projetos e liberação de Alvarás.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Aterro e fundações

          José Luis Serzedelo
          postou em Dom, 25 Mar 2012, 16:13
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Caros colegas,
            Estava lendo tópico sobre aterro e fundações e discordo da opinião da maioria. Era mais ou menos assim: num lote em que é necessário aterrar cerca de 1,5 m para regularizar, o que é melhor fazer primeiro a fundação ou aterro ?

            Eu penso que seja o aterro, sem dúvida. Explico o porquê e aí quero que rebatam. Se primeiro fizermos as fundações, como a maioria afirma, teremos pertubações (que não conseguiremos controlar, observar) ao nível das brocas (por exemplo). Portanto penso que seria melhor primeiro aterrar e depois cavar nos locais das fundações.

            Contestem, please.

            edmarferreirajr
            postou em Dom, 25 Mar 2012, 17:51
            Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

              Caro,
              Não consigo entender o tipo de “perturbações” a que você se refere. Em todo o caso, aterrar (trazer terra de fora, compactar) para escavar de novo e novamente aterrar (recompactar e ainda fazer um bota fora com o que sobrar da terra das fundações e seu empolamento) não me parece muito inteligente.

              _________________
              Edmar
              arquiteto e urbanista

              “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
              Herculano Pires

              José Luis Serzedelo
              postou em Seg, 26 Mar 2012, 16:08
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                Caro arquiteto,

                Pensando bem, os dois tem razão. Eu explico: eu pensava numa obra maior e você numa obra menor.
                Para obras menores tens razão, a compactação que será usado será no máximo um "sapinho", não atingirá profundidades maiores.
                Quando pensava numa compactação com Pé de carneiro e outros equipamentos maiores, acho que não seria aconselhável executar as fundações primeiro.
                Quando me referi à perturbações, falava nos possívies deslocamentos de massas de solo (perturbações nas camadas de um solo). Por exemplo, se tivessemos uma fundação de broca (30 cm) a forte compactação poderia alterar sua execentricidade. Fiz me claro ?

                Essa é a opinião de alguns engenheiros que trabalham comigo.
                De qualquer forma num terreno grande as escavações de fundação representariam muito pouco volume de terra.
                E aí não é questão de inteligência, e sim dos esforços que atingirão as camadas firmes de solo.
                José Luis

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                edmarferreirajr
                postou em Ter, 27 Mar 2012, 20:22
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

                  Caro José Luis,
                  Compreendo agora a sua preocupação e fiquei até mesmo curioso.
                  Mesmo com as brocas travadas por baldrames haveria o risco de deslocamento da excentricidade?

                  _________________
                  Edmar
                  arquiteto e urbanista

                  “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
                  Herculano Pires

                  José Luis Serzedelo
                  postou em Qui, 29 Mar 2012, 09:02
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                    Caro arquiteto,

                    Eu acho que pode mudar. Mas de qualquer forma as vigas baldrames poderiam não ficar tão enterradas, elas poderiam estar assima de 1,5 m de aterro e aí deixaria se apenas as brocas (não ficariam amarradas pelas vigas).
                    De qualquer forma, valeu pela saudável discussão. Vamos nos encontrar em outros assuntos.
                    Agora devo começar a construir uma casa depois de alguns anos longe do assunto, devo ter dúvidas.
                    Abraços e bons traços !
                    José Luis

                    IsaacdeCristo
                    postou em Qui, 29 Mar 2012, 10:41
                    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                      Prezados Senhores,

                      Pelo que sei, em todas as obra feitas por profissionais, quando necessário aterro (terraplanagem), este é feito antes das fundações em geral ou da cravação das estacas. Aliás todos podem recorrer à memória facilmente que quem primeiro chega no local são as máquinas de terraplanagem (corte, aterro, compensação, remoção, etc).

                      Claro, não confundamos aterro de terraplanagem com aterro da obra, aquele feito dentro das baldrames para ajusto e preparação do contrapiso, este sim, é feito depois.

                      _________________
                      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais