Curso de Dimensionamento de Estruturas


Responder Mensagem

Curso de Dimensionamento de Estruturas

Eduardo Rebello
postou em Ter, 20 Mar 2012, 15:17
Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

    Dimensionamento de Estruturas em Aço, Concreto Armado e Madeira
    04 de abril a 27 de junho de 2012


    Objetivo:
    "Antes e acima de todo cálculo está a idéia, modeladora do material em forma resistente, para cumprir sua missão" (Eduardo Torroja).

    Cada vez mais o cálculo estrutural está ficando nas mãos de matemáticos, que desenvolvem teorias brilhantes, de uma elegância matemática irrefutável. No entanto esses cálculos preciosistas afastam cada vez mais, os cidadãos comuns, ou seja engenheiros e arquitetos, do contato mais próximo com o processo de interação entre o comportamento físico e o matemático, tão importante para um projeto consciente.

    Cada vez mais os números falam por si só. O problema é que eles falam em uma língua que não é de domínio de todos, mas, de uma maneira até elitista, apenas daqueles poucos que se encantam com o abstrato pelo abstrato.

    Não é o cálculo, por si só, que concebe uma forma, o cálculo existe como ferramenta para comprovar e corrigir o que foi intuído. O cálculo estrutural é, sem dúvida, uma ferramenta importante, mas que fica sem sentido se a ele não for ajustado um modelo físico pré concebido. Não tem sentido se aplicar um modelo matemático a um modelo físico que não seja passível de ser descrito pelo modelo matemático, pois não se chegará a nenhum resultado, ou quando muito a um resultado errado.

    O número é importante, como importante é a linguagem. De nada vale se saber a tradução de uma determinada palavra se não se sabe o que essa palavra significa.

    Este curso tem como objetivo mostrar de uma maneira bastante simples, como os processos numéricos podem ser colocados a serviço de uma interpretação física. Nele procura-se apresentar a tradução matemática dos fenômenos físicos através de modelos matemáticos que possam ser entendidos por aqueles que estejam interessados em quantificar e ajustar aquilo que sua intuição indicou.

    Neste curso serão apresentados os dimensionamentos para estruturas em aço, concreto e madeira, permitindo que o aluno possa comparar os resultados, o que poderá ser mais um elemento de apoio na tomada de decisão na escolha da solução estrutural mais adequada.

    Para obter mais informações acesse www.ycon.com.br


    _________________
    Eduardo Rebello
    YCON - Formação Continuada
    Tel. (11) 3816-0441
    www.ycon.com.br

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Cursos & Eventos