Matemática básica


Responder Mensagem

Matemática básica

murilocamargos
postou em Qui, 22 Mar 2012, 15:39
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Meus caros, comecei agora o curso de Engenharia Civil e preciso saber com alguns detalhes como é utilizada a matemática básica (funções, trigonometria, entre outras) na engenharia.
    Já achei algumas páginas sobre telhados e inclinações de rodovias, mas até agora não achei nada detalhado e que sane minha dúvida.

    Agradeço desde já.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Matemática básica - aplicação na engenharia

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 22 Mar 2012, 16:20
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Murilo,

      Quando entrei na Faculdade de Arquitetura (Ufba) em 1988, andei atrás de respostas a perguntas como estas e descobri que a depender da área em que se deseje atuar, poderemos usar, DIRETAMENTE, muito, pouco ou quase nada da matemática que se aprende ou estuda, no entanto, trabalhar com os cálculos desenvolve muito em nós, a capacidade de raciocínio frente a questões que com certeza enfrentaremos em todos os momentos em qualquer área que atuemos.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 23 Mar 2012, 09:15, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      edmarferreirajr
      postou em Qui, 22 Mar 2012, 23:42
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Murilo,
        A matemática que você vai efetivamente utilizar é a do ensino médio e estará praticamente centrada nas operações trigonométricas básicas e ao teorema de Pitágoras que serão utilizados para se medir um segmento ou a composição de um vetor força (o projeto de uma tesoura e cargas inclinadas, por exemplo). Dependendo do ramo em que irá trabalhar a matemática financeira também pode vir a ser utilizada.
        O matemática ensinada nos cursos de Engenharia e Arquitetura, (fazendo aqui a referencia direta ao calculo diferencial e integral) não é utilizada no dia a dia profissional. Para ser sincero, ela só utilizada em casos muito específicos, como o dos pesquisadores que precisam desenvolver modelagem matemática para os fenômenos que estão estudando e dos quais pretendem estabelecer teorias. A única aplicação prática que já ví para tal utilização é a de uma integral direta para se conhecer a variação angular da rotação de uma viga sobre um apoio, o que em teoria das estruturas chamamos de “linha elástica” ou “flecha” de uma viga (mas que por praticidade, tendo em vista que tal conhecimento só se aplica a casos muitíssimos específicos, substituímos por uma fórmula padronizada e muito simples de ser utilizada). Há um método de análise estrutural chamado “Energia das Deformações” que também faz uso intensivo de integração, mas é restrito à curiosos e estudiosos.
        Mas, o importante de se estudar essa matemática clássica é o assim chamado “abrir a cabeça” para o universo da investigação científica para entender o porquê e de onde saíram os tais “QL2/8” e os”bh³/12” que tanto facilitam a nossa vida. E como bem disse o companheiro Isaac, o calculo nos ajuda a desenvolver o raciocínio.
        Um abraço,

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural