dúvidas sobre o diâmetro de coluna


Responder Mensagem

dúvidas sobre o diâmetro de coluna

alexandre luna
postou em Qui, 26 Abr 2012, 09:02
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia gente,
    estou construindo uma casa de 76m2, com dois pavimentos. estou aproveitando uma casa embaixo com 42 m2 no primeiro pavimento.
    estou nascendo coluna pois não há nenhuma, vão nascer 12 colunas neste espaço de 76m2, (canto e meio) 6 dessas colunas apoiarão cintas que ficará apoiando a laje dessa casa de 42m2 que já existe.

    resumindo: espaço de 76 mt2, com 12 colunas sendo 2 pavimentos (76 mt2 embaixo e 76 mt2 em cima) colunas de 10cm x 25 cm com 6 ferros de 5/16, estribos de 5.0 distância de 20cm.

    vigas de 10cm x 25 cm com 6 ferros, sendo os debaixo de 3/8 e o restante 5/16, estribos de 5.0 distancia de 15 cm.

    minha dúvida é se as dimensões da coluna estão boas, (o espaço do comprimento da viga é 4,20 mts), e os ferros também estão bem calculados?
    valeu.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: dúvidas sobre o diâmetro de coluna

    Bruno
    postou em Qui, 26 Abr 2012, 11:59
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      alexandre luna escreveu:minha dúvida é se as dimensões da coluna estão boas, (o espaço do comprimento da viga é 4,20 mts), e os ferros também estão bem calculados?
      valeu.


      Na ordem:

      - Não;
      - Também não.

      E a fundação disto? De maneira geral a estrutura está subdimensionada, na melhor das hipóteses.
      Faz um projetinho...ouço falar de cada colega meu que faz projeto de obras simples assim por "mixaria".
      Daí se der zica, quero ver vir aqui no forum postando fotos das trincas. Só nisso que escreveu percebi já 3 absurdos, isso sem fazer muito esforço.

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      alexandre luna
      postou em Qui, 26 Abr 2012, 13:07
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        amigo, as sapatas são de 80x80 por 1m de profundidade.
        muito obrigado pela sua observação, mas se você viu 3 absurdos, fale sobre eles, pois é uma coisa muito subjetiva quando diz vi 3 absurdos!!!
        quais são??
        valeu!!!

        Dúvidas sobre o diâmetro de coluna

        IsaacdeCristo
        postou em Qui, 26 Abr 2012, 13:22
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Alexandre,

          Não há condições técnicas, nem profissionais de se determinar com a devida segurança, uma estrutura assim sem conhecer a obra, o projeto, o solo, as fundações, etc, etc. Vale a pena contratar um profissional para fazer os cálculo e dar a melhor solução possível.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Eng. André
          postou em Qui, 26 Abr 2012, 14:09
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

            Alexandre,

            A melhor solução será contratar um engenheiro para desenvolver um projeto de acordo com a necessidade da edificação e em acordo com a normas brasileiras.


            Atenciosamente:

            _________________
            Eng. André Pinheiro
            ZANOLLIN Soluções Estruturais
            E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
            Skype: eng.pinheiro
            Fone: 19 3579 5051
            Cel. : 19 97415 7770

            Bruno
            postou em Qui, 26 Abr 2012, 14:09
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

              alexandre luna escreveu:amigo, as sapatas são de 80x80 por 1m de profundidade.
              muito obrigado pela sua observação, mas se você viu 3 absurdos, fale sobre eles, pois é uma coisa muito subjetiva quando diz vi 3 absurdos!!!
              quais são??
              valeu!!!


              - Pilares com 250 cm2;
              - Pilares com 10cm de largura;
              - Vigas com 25cm de altura p/ este vão;
              - Nada foi citado sobre a laje da casa existente, dentre outros itens.

              Só batendo o olho já se observa vários itens em desacordo com a boa prática de obras (não vou nem falar das normas, pois seguindo estas 2 itens já são proibidos, não estou nem falando de mal-calculado). Isto não falo por mim, consulte um bom mestre-de-obras (não um "pião", estou falando de alguém com experiência na obra em geral e não alguém que levanta paredes, "bate" uma carpintaria e acha que toca uma construção) ou até mesmo a NBR 6118-2007 (ou 2003, ou até mesmo a antiga NB-1) caso preciso de algo escrito para comprovar o que todo dizemos aqui.

              Tenho certeza que é um excelente profissional na sua área mas os itens que citou não foram "calculados" como disse. Foram "chutados". Não querendo desmerecer, pois cada área é uma área e mesmo dentro da engenharia civil não é a maioria que está acostumada com dimensões e execução de elementos estruturais.

              Uma boa analogia é: se estivesse doente, procuraria um médico, correto? Se recebesse um processo, com toda a certeza consultaria um advogado. Este caso é semelhante. GARANTO (ponho minha mão no fogo) que um projetinho bem feito vai te dar uma economia enorme na obra ou nas reformas p/ arrumar as conseqüências de uma estrutura mal dimensionada.

              Espero que este post sirva de base para outras dúvidas do gênero que vemos no forum. Quando me cadastrei aqui vi uma excelente oportunidade para trocar idéias com colegas mas acabei percebendo que o forum é mais procurado por usuários que querem projetos e consultas técnicas de graça.

              _________________
              Bruno Gonçalves Faria
              Cálculo Estrutural
              bruno.gfaria@gmail.com

              MeketrefiS
              postou em Ter, 01 Mai 2012, 10:18
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                Olá..embora o assunto ja esta velho....esta tudo errado...
                Pilares com dimensões abaixo do permitido, Aços dos Pilares esta com dimensão abaixo do permitido, aço das vigas esta pouco, lembre-se que as vigas continuas as armações são diferentes sobre os pilares, Conselho de amigo, faça um projeto executivo simplificado, é mais barato e mais seguro...

                _________________
                mhfranhan@uol.com.br
                (11) 9320.5399

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais