Construir para vender, bom ou ótimo negócio ?


Responder Mensagem

Construir para vender, bom ou ótimo negócio ?

FerrazCoelho
postou em Qui, 31 Jan 2013, 21:46
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Há alguns anos atrás estava lendo algumas revistas do meu avô, sobre construção civil, comecei a me interessar desde pequeno pelo ramo de construção por causa dele... ele tinha vários terrenos e pequenas casas construídas, algumas ele alugava e outras vendia com lucro de mais de 200% na época, tem uns 10 anos isso (de acordo com o que ele dizia).


    Então... ele faleceu há 1 ano e viveu a vida toda muito bem, sendo que ele saiu da miséria e começou como servente de pedreiro e construiu um belo patrimônio, o suficiente para deixar os 8 filhos bem de vida e morando na área nobre da cidade.


    Por isso eu estou pensando seriamente em continuar o que ele parou, mas de um jeito mais organizado e com novos horizontes. Eu gosto muito do ramo de construção, imóveis ... mas acabei direcionando para a área jurídica, estou cursando Direito e sou Corretor de imóveis (confesso que gosto mais da corretagem do que do ramo jurídico), tenho alguma grana guardada que dá para começar algumas construções.



    Eu li em uma revista sobre mercado imobiliário de luxo, que os prédios de alto padrão, em áreas nobres do Brasil, como o Leblon por exemplo... tem um lucro muito alto na venda de apartamentos, na revista falava sobre um empreendimento de 7 pavimentos (contando a cobertura) de alto luxo, sendo 1 apartamento por andar, todos com vista para o mar, cada apartamento custando 18 milhões e a cobertura custando 30 milhões, nisso o dono do empreendimento falou que a cobertura paga toda a obra e o terreno e o lucro vem da venda dos 4 apartamentos, ou seja, só nessa obra o lucro foi de 4 x 18 milhões, ou seja, em uma construção o lucro foi de 72 milhões
    Shocked



    Então entenderam onde eu quero chegar ? estou muito, longe desse patamar, muito mesmo Smile


    Mas sou jovem demais ainda, acabei de fazer 20 anos e com alguns esforços e seguindo essa lógica de pensamento eu tenho certeza que consigo chegar no topo, preciso da opinião de vocês sobre esse ramo.



    Meu objetivo é começar com casas de padrão médio, não vou mexer com obras, pretendo contratar uma construtora para o serviço, na minha cidade fica cerca de 1000 reais o m² (com acabamento de alto padrão), um sobrado de 175~200 m² dá pra ser vendido facilmente por 350~400 mil reais, eu falo isso porque conheço os compradores, é só a casa ter algum agrado que faça parecer luxuosa que qualquer comprador acha que é de luxo (vidros espelhados, piscina ampla, churrasqueira...) esses mimos ficam baratos na construção, mas na hora da venda é o suficiente para multiplicar o valor do bem.



    Então, alguém que trabalhe no ramo está afim compartilhar informações e experiências ?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Construir para vender, bom ou ótimo negócio?

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 01 Fev 2013, 00:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Ferraz,

      Em minha opinião é EXCELENTE NEGÓCIO! Basta saber investir aplicando o necessário planejamento, que inclui toda a parte técnica e também o marketing, e isso você já demonstra estar afinado, e o empreendimento mostrará resultado. Quanto às taxas de lucro, estas serão confirmadas conseguidas com a perícia dos profissionais, no tocante aos projetos adequados a cada situação, administração da obra e aquisição de materiais, entre outros tantos fatores.

      AH, SE POSSÍVEL LEIA O MEU LIVRO "CONHECENDO OBRAS" 3ª EDIÇÃO - IDEAL PARA QUEM PRETENDE CONSTRUIR, REFORMAR OU INVESTIR EM IMÓVEIS".

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Construir para vender, bom ou ótimo negócio?

      FerrazCoelho
      postou em Sex, 01 Fev 2013, 20:18
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Ferraz,

        Em minha opinião é EXCELENTE NEGÓCIO! Basta saber investir aplicando o necessário planejamento, que inclui toda a parte técnica e também o marketing, e isso você já demonstra estar afinado, e o empreendimento mostrará resultado. Quanto às taxas de lucro, estas serão confirmadas conseguidas com a perícia dos profissionais, no tocante aos projetos adequados a cada situação, administração da obra e aquisição de materiais, entre outros tantos fatores.

        AH, SE POSSÍVEL LEIA O MEU LIVRO "CONHECENDO OBRAS" 3ª EDIÇÃO - IDEAL PARA QUEM PRETENDE CONSTRUIR, REFORMAR OU INVESTIR EM IMÓVEIS".

        Boa sorte!


        Muito obrigado pelas dicas, mas em relação a construção e contratação de boas empresas para obra, qual seria a melhor opção? contratar uma empresa de grande porte, ou empresas de médio e pequeno porte ?

        Será que daria para fazer um acordo para pagar parte da obra antes e pagar outra parte após a venda do bem ?

        Agradeço a atenção e as dicas.

        Bruno
        postou em Sáb, 02 Fev 2013, 12:11
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          Eu juro que não entendo esse negócio de "contratar empresas de grande porte". Isso não existe, o que existe no máximo é troca de áreas se você tiver capital pra investimento, que é uma boa alternativa a longo prazo.

          Pra construir vai ter que contratar empreiteiros, enfrentar dores de cabeça, resolver toda documentação em cartórios e prefeituras, aprovar todos os projetos. Só assim vai dar lucro, caso contrário corre o risco de ficar no prejuízo, cansei de ver essa história acontecendo...

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          FerrazCoelho
          postou em Sáb, 02 Fev 2013, 15:11
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            Bruno escreveu:Eu juro que não entendo esse negócio de "contratar empresas de grande porte". Isso não existe, o que existe no máximo é troca de áreas se você tiver capital pra investimento, que é uma boa alternativa a longo prazo.

            Pra construir vai ter que contratar empreiteiros, enfrentar dores de cabeça, resolver toda documentação em cartórios e prefeituras, aprovar todos os projetos. Só assim vai dar lucro, caso contrário corre o risco de ficar no prejuízo, cansei de ver essa história acontecendo...


            Como assim não dá para contratar uma construtora séria ? Eu pretendia contratar uma empresa respeitada e conhecida na minha cidade e na região, ela entregou a casa da minha tia em 5 meses, o prazo era de 6... a única "dor de cabeça" que minha tia teve foi com alguns papéis na prefeitura, o que durou no máximo 3 semanas para deixar tudo em ordem...

            A casa em questão se tratava de um sobrado com arquitetura de padrão médio, com 230 m², com piscina, churrasqueira ... o suficiente para ser vendido como alto padrão.

            Ela pagou 75 mil pelo terreno e cerca de 10 mil pelos projetos a construção ficou 950,00 o m²


            Ou seja ela gastou pouco mais de 300 mil para construir uma casa que eu conseguiria vender facilmente por 650 mil, para pessoas que não conhecem o mercado ( a maioria ).


            Porque construção tem que ser sinônimo de dor de cabeça ? eu prefiro mil vezes esperar 6 meses e ver minha casa do jeito que eu quero, e economizar até mais de 100%, mas graças a Deus poucos pensam assim e por isso meu negócio vai dar certo.

            construção de casas e sobrados

            ARQUIPA
            postou em Seg, 08 Abr 2013, 11:07
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              É um ótimo negócio para jovens empreendedores,porém destaco algumas precauções que valerão para a manutenção da sua saúde física e financeira:
              atualmente a mão de obra brasileira está cara ( principalmente para as pequenas e médias construções),sem qualificação profissional adequada,com dificuldade de compromisso com o contratante e só vai ser fiél ao projeto e qualidade da execução da obra através do profissional que a projetou,seja ele arquiteto ou engenheiro;não abra mão da qualidade da obra em detrimento da opinião do pedreiro pois ele vai,na maioria das vezes,defender a via rápida dele para executa-la,pois ele quer termina-la o mais rápido possível para começar uma outra em outro lugar e assim por diante.

              RSFarias
              postou em Seg, 08 Abr 2013, 17:23
              Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

                FerrazCoelho

                É um caminho praticamente sem volta. Depois que você começa a construir, não para mais. No começo você vai ter muita dor de cabeça e errar mais, mas provavelmente jamais repetirá o mesmo erro e, vai ver que as dores de cabeça são inevitáveis, a ponto de não se desgastar mais com elas.

                Eu só não comecei a construir pra vender, porque decidi construir minha casa antes e gastei minhas economias, mas já estou capitalizando de novo e, daqui a uns 2 anos ou menos, pretendo iniciar. Mas vou construir casas mais voltadas à baixa renda e/ou recém-casados. E pretendo ter outro negócio ou emprego em paralelo por segurança.

                Meu sobrado tem 150m², acabamento de médio à elevado padrão, me saiu por R$1.300/m², cerca de R$200.000, conseguiria vender facilmente por R$350.000 a R$375.000. Se tivesse abrido mão de alguns itens mais caros, conseguiria baixar o custo pra próximo de R$1.000/m² e se fosse vender chegaria na casa dos 100% de lucratividade com certeza.

                Enfim, boa sorte. Nosso país precisa desse tipo de investimento e os empreendedores que se arriscam nesse ramo merecem sim ter um bom retorno por isso. Legal

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                MeketrefiS
                postou em Qua, 10 Abr 2013, 10:20
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                  Conselho de amigo, se quizer entrar neste ramo de construção sem dor de cabeça, monte voce sua equipe, com um bom engenheiro de obras, mestre de obras e subordinados. Contratar empreiteiras Meia Bocas pensando que vai ter muito lucro, a dor de cabeça não compensa. Eles acabam fazendo um serviço de qualidade duvidosa e ganham muito em cima de voce. Com uma equipe propria, que voce pode controlar a quantidade de mão de obra de acordo com sua necessidade, as despesas são menores, a qualidade assegurada, o lucro maior, e ainda de tudo é o melhor negocio.

                  _________________
                  mhfranhan@uol.com.br
                  (11) 9320.5399


                  Responder Mensagem


                  Construção civil, discussões gerais