Ponte de Macarrão


Responder Mensagem

Ponte de Macarrão

Chop
postou em Sex, 08 Mar 2013, 20:49
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá, tenho um trabalho para a escola, para construir uma ponte de macarrão de 1m de comprimento. Estou em dúvida quanto a uma boa estrutura, admitindo que a altura máxima deve ser de 60 cm.
    A estrutura que pensei em fazer consiste em 7 triângulos equiláteros de 25 cm de lado, de cada lado da ponte.
    No relatório devo informar uma carga de colapso aproximada, e não sei como o fazer. Tentei utilizar o programa FTool e cheguei a uma carga estimada de 30kg, mas não sei se está correto.

    Gostaria de ter ajuda de vocês. Se estiver interessado na imagem da ponte me mande PM, pois não posso postar imagens no tópico.

    Legal


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Ponte de Macarrão - Estudo acadêmico muito interessante

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 10 Mar 2013, 09:24
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Chop,

      Não sou estruturalista, mas me lembrei de um exercício parecido que uma vez fiz na faculdade. Embora esta não seja muito a minha área, fiquei curioso com o estudo. Primeira coisa que acredito você devesse se preocupar, seria com a tensão admissível deste macarrão à compressão e principalmente com a tração. Ao que me lembro, exercício como este exige também que a ponte tenha um peso máximo, altura e carga a suportar no ponto "crítico"(centro). Lembre-se do estudo de vetores e decomposição de forças das direções x e y.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais