Ponte treliça de Palito de Picolé


Responder Mensagem

Ponte treliça de Palito de Picolé

Thay.laurentino
postou em Ter, 01 Mar 2011, 17:01
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde gente!

    Creio que dá de perceber que sou nova por aqui!
    Bom, estou cursando Eng. Civil, e meu professor deu como projeto fazer uma estrutura a base do conceito de Treliça, ja tive dando uma olhadinha, pesquisando, mas gostaria de saber se alguem aqui ja fez algum projeto semelhante e tenha alguma dica pra me dar.
    OBS.: A estrutura é de Palito de Picolé e terá que suportar no minimo 50 kg.

    Obrigada.

    bjos Thayse!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    CARCAMANO
    postou em Qua, 02 Mar 2011, 10:57
    Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

      Olá,

      Na época da faculdade de arquitetura, lembro que fiz algo parecido na cadeira de sistemas estruturais. Trabalhamos com estruturas planas e espaciais com palitos de dentes e tbm aqueles de churrasquinho. Picolé nunca, mas é parecido. Bem no seu caso, uma estrutura espacial é o mais indicado. O desenho dessas treliças dependerá muito do vão e demais detalhes condicionantes do trabalho.

      Ponte treliça de palito de picolé

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Sex, 11 Mar 2011, 18:44
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Thayse
        1. estime as propriedades geométricas e de resistência do palito, robusto ou esbelto;
        2. arrole e avalie a resistência tipos de conexão possíveis para os palitos entre si e destes com a carga, suposta estática, sobreposta ou subposta(cola-branca, de madeira-, pinos-palitos de churrasco, pregos sem cabeça-, cabos-linhas, cordões-);
        3. lance um desenho simples, composto de poucas peças (conceba também os apoios) e onde as peças de menor comprimento sejam as que recebem compressão, de duas treliças triangulares paralelas biapoiadas (lembre-se de que sua treliça deve ficar de pé e não tombar: ligue as duas por quadros transversais contraventantes), e estime os esforços nas barras (banzos, diagonais e montantes);
        4. verifique da necessidade de seções múltiplas nas barras comprimidas ou tracionadas no meio das peças; verifique os esforços de compressão e cisalhamento na região das conexões;
        5. repita os passos 3 e 4 até obter um projeto confiável;
        6. construa o modelo com cuidado e esmero;
        7. teste o modelo.
        Se, ao pendurar um saco de cimento na sua ponte treliça de palito de picolé, ela desmanchou como um castelo de cartas ao vento, não desista: volte ao projeto.
        Ou mande seu professor para a ponte que partiu.
        Que saudade de meus tempos de estudante...rsrsrs!

        OsvaldoRios
        postou em Sex, 11 Mar 2011, 21:45
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Ola Thayse,
          Tambem sou novo por aqui e na area. Me interessei pelo seu projeto, gostaria de saber como vai o andamento e se pode postar mais detalhes pois quero muito acompanhar o projeto e tentar tambem, se tiver imagens ou qualquer dado pode postar?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais