Limite de área/carga para técnicos em edif.

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Limite de área/carga para técnicos em edif.

mateuscaio » Sáb, 27 Abr 2013, 17:10

Caríssimos companheiros de profissão,

Bom dia,

Gostaria de perguntar-lhes se aquela regra de que o limite de execução de projetos arquitetônicos, não só de desenho mas também de responsabilidade, de 80m2 no máximo para técnicos em edificações também vale para projetos de instalações prediais (elétrica, água fria, esgoto, etc.)? Caso a resposta seja não, existe um limite? Estou inicialmente falando de edificações residenciais unifamiliares, mas caso não haja limite, as restrições podem ultrapassar tais limites? (fazer projetos de prédios de mais de 4 andares etc.)

E quanto ao preço, quanto um técnico em edificações deve cobrar por projeto arquitetônico? e por projeto de instalações elétricas? e por projeto de instalações hidráulicas (agua fria, esgoto e redes pluviais)?

Muito obrigado pela atenção de todos,

mateuscaio
Usuário Novato

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Responsabilidade Técnica do Técnicos em Edificações (m²)

IsaacdeCristo » Dom, 28 Abr 2013, 11:44

Prezado Mateus,

Pelo que sei o Técnico em Edificações pode responsabilizar-se tecnicamente por projeto e/ou execução de obras até 80m², e por reformas com esta mesma área desde que não envolva concreto armado.

Boa sorte!

www.isaacdecristo.com.br

IsaacdeCristo
    Colaborador Nível 5
    Colaborador Nível 5

Responder com Citação

Re: Responsabilidade Técnica do Técnicos em Edificações (m²)

mateuscaio » Dom, 28 Abr 2013, 17:09

IsaacdeCristo escreveu:Prezado Mateus,

Pelo que sei o Técnico em Edificações pode responsabilizar-se tecnicamente por projeto e/ou execução de obras até 80m², e por reformas com esta mesma área desde que não envolva concreto armado.

Boa sorte!

Prezado Isaac,

Primeiramente fico muito agradecido pela resposta do senhor, que é um verdadeiro exemplo de sabedoria na área de civil aqui no fórum.

Pois bem, quanto a se responsabilizar por obras de até 80m²: não é só para o projeto arquitetônico e/ou estrutural ?? Minha duvida é, isso vale para qualquer projeto? Elétrica e hidraulica também ?? Se eu quiser por exemplo, fazer um projeto de instalações prediais (eletrica e hidraulica), de um edificio residencial unifamiliar de 100m² eu vou ter que pedir para um engenheiro assinar a responsabilidade para mim?

Eu tenho esta dúvida porque na verdade o que a gente aprende no curso, na disciplina de instalações prediais, é muito acima de 80m², até mesmo porque nessa parte, um projeto de 80m² e um de 200m² só se distingue mesmo em tamanho, já que para a projeção um é tão simples quanto o outro.

Caso a resposta permaneça sendo negativa, eu poderia por exemplo apenas fazer o projeto e vender sem assinatura para o pessoal da obra? (Empreiteiros, mestres, etc...)

Muito obrigado novamente,

EDIT.: Esqueci de mensionar também, que como para esses projetos não exige de apresentação e protocolação no CREA, minha duvida se reafirma ainda mais, já que eu poderia vender, caso a resposta permaneça negativa, o projeto sem assinatura, pois são projetos em que o CREA não interferem (eles nem mesmo são necessários para a aprovação do projeto de construção, pelo menos não na minha cidade, que é na macro região de São Paulo).

mateuscaio
      Usuário Novato

Responder com Citação

Responsabilidade técnica

Guilherme Garc » Seg, 29 Abr 2013, 23:31

Caro Mateus,

As informações sobre limites de responsabilidades a respeito de téc. em edificações está correta, existindo maior abrangência para as instalações hidráulicas. Só não entendi quanto às instalações elétricas, sendo que para qualquer tamanho, isso deve ser anotado por um técnico em eletrotécnica (eletrotécnico), onde pode se responsabilizar desde um a simples lâmpada até uma cabine primária de uma indústria média ou um edifício, incluindo os circuitos terminais (apartamentos). Mas uma coisa é certa, um téc. em edif. não poderia ser responsável pela instalações elétricas, pedidos de ligação para entradas de energia acima de 15 ou 20 KVA, é preciso verificar melhor. No CREA pode conseguir todas as informações precisas.

Abraços,

Projetos e Consultorias em materiais
        Soluções sustentáveis
        Engenharia Diagnótica

Guilherme Custódio Garcia Jr
        garc.engineer@gmail.com
        11- 2306 4800
        11- 9 8516 0420

Guilherme Garc
        Usuário Nível 4
        Usuário Nível 4

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising

Responder com Citação

Re: atribuições

Nathan » Dom, 20 Ago 2017, 16:36

Primeiramente, somos amparados pela Lei Federal, por tanto, não há limite em Kva para técnico em edificações desde que este projeto esteja dentro de 80m². No caso de reformas, também não há limite, desde que a reforma não interfira nos elementos estruturais.

Nathan
          Visitante

Responder com Citação

Re: atribuições

Nathan » Dom, 20 Ago 2017, 16:38

Nathan escreveu:Primeiramente, somos amparados pela Lei Federal, por tanto, não há limite em Kva para técnico em edificações desde que este projeto esteja dentro de 80m². No caso de reformas, também não há limite, desde que a reforma não interfira nos elementos estruturais.

Adição: "somos amparados com o princípio da legalidade da Lei Federal"

Nathan
            Visitante

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
                Respostas
                Última Mensagem

Instalações Prediais

Enviar Mensagens Novas: Permitido.
              Responder Tópicos: Permitido.
              Editar Mensagens: Proibído.
              Excluir Mensagens: Proibído.
              Votar em Enquetes: Proibído.