Cura para cada tipo de cimento


Responder Mensagem

Cura para cada tipo de cimento

LEAI
postou em Sex, 24 Mai 2013, 11:40
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Estou fazendo pesquisa sobre cura de concreto e não consegui chegar a conclusões claras sobre a cura em cada tipo de cimento.

    Na obra onde trabalho aprendi que o CPV, por exemplo, sofre fissuras muito rapidamente se a cura úmida for insuficiente.

    Gostaria de saber mais sobre cada tipo de cimento e como a cura entre eles pode ser diferenciada.

    Muito obrigada.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Cimentos

    Guilherme Garc
    postou em Sáb, 25 Mai 2013, 11:18
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Cara Leai,

      Basicamente o que muda de um tipo para o outro é a existência e quantidades de adições.

      No CP-V temos menos adições em relação ao CP II 32 - E, onde E é escória de alto forno. Com isso a formação da etringita é mais ou menos "intensa" durante a hidratação em idades iniciais, quando o sistema ainda não possui resistência para suportar as tensões internas de retração, provocando as fissuras. Para tanto se faz necessário a hidratação da peça no pós-lançamento na tentativa de retardar a expulsão da água do interior do concreto.

      No CP II 32 - F, onde F é filito, mineral de baixíssima granulometria e portanto maior área superficial. É usado tal qual o CP II 32 - E, contudo, o tipo de adição recebida, não altera seu processo de cura, que ocorre de forma é igual ao do seu "primo".

      Temos ainda CP II 25, CP II 40, CP III, CP IV, ARI, nos quais ocorrem mudanças nas adições, sendo o processo de cura igual para todos, havendo alterações nas velocidades da formação da etringita. Tudo está relacionado à finura dos elementos que compõem o cimento, maior finura, maior área superficial, maior retenção de água, maior hidratação, formação inicial da etringita mais imediata (ou menos), maior ou menor início de pega, mais ou menos fissuras. Para o controle desse processo são empregados aditivos incorporadores de ar, retentores de água, superplastificante, tensoativos, dispersantes, fibras de polipropileno, etc.

      Alguns com mais aluminatos, outros com menos.

      O cimento é produzido a partir de um elemento base que é chamado de clinquer (material obtido por meio de aquecimento de gipsita e outros, acima de 1700 °C) mais as adições que os difere.

      Bem, o assunto é extenso e vale a pesquisa. Procure por C3S, C3A, C-S-H, Etringita, Clinquer, Escória e outros que aparecerão.

      Boa sorte

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais