Duvidas sobre Planejamento de Juntas


Responder Mensagem

Duvidas sobre Planejamento de Juntas

tdu
postou em Sáb, 08 Jun 2013, 13:34
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Prezados senhores,

    Sou estudante de Eng. Civil estou tentando desenvolver um projeto para criação de uma pequena área de lazer com churrasqueira em minha residência.

    Possuo uma área com 5.0x5.16 planejei fazer uma cobertura de "meia-água" com 5.0x3.0m.

    O meu objetivo é tentar eliminar ao máximo o aparecimento de patologias como fissuras, trincas e umidade.

    A cobertura teria como inicio o muro do vizinho, e nas laterias seria apoiado em duas paredes já existentes.

    Para não utilizar o muro do vizinho irei construir um novo muro paralelo ao dele com uma cinta de amarração para apoiar a viga de madeira que irá sustentar a cobertura.

    A fim de evitar futuros transtornos gostaria de primeiramente garantir que não haverá infiltrações no muro, pensei em primeiramente fazer a impermeabilização do muro vizinho com uma manta polimérica 3 demãos cruzadas.

    Eu também gostaria de não "encostar" a minha alvenaria na do vizinho, e acredito também que o procedimento de juntar duas alvenarias não seja recomendado, por tanto estou pensando em fazer uma junta de dilatação entre os dois muros, e gostaria de saber qual o procedimento correto, se preciso colocar algum material flexível ou um EPS entre as duas alvenarias, ou simplesmente deixar um vão entre os muros e no topo da cobertura instalar um rufo impermeabilizado de tal maneira que a água não penetre neste vão.

    Sobre as juntas do contra piso a área tem um pequeno declive e estarei fazendo um novo contra piso com acabamento "queimado" em nível visto que hoje estão assentadas aquelas pedras usadas em calçadas, neste caso devo prever uma Junta de Dessolidarização entre o contra-piso e a alvenaria afim de evitar futuras fissuras? Devo usar o EPS de 10mm ? Em uma área de 5x3 é necessário prever juntas de dilatação no piso queimado?

    Qual é o procedimento correto para unir a nova alvenaria com as duas alvenarias laterais existentes? É necessário criar juntas? Ou com algum produto plastificante é possível fazer esta aderência?

    Peço desculpas pela quantidade de questões, mas as respostas vão ser de grande utilidade, visto que frequentemente me deparo com estes tipos de dúvidas, de quando e como utilizar as juntas de dilatação, ou quando é possível simplesmente fazer a aderência de materiais diferentes da maneira correta para que não apareça fissuras futuramente.


    Obs: também estou estudando apoiar a viga de madeira, em pilares ao invés do muro.

    Agradeço pela atenção de todos.

    Atenciosamente,


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Juntas

    Guilherme Garc
    postou em Seg, 10 Jun 2013, 10:21
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Caro TDU,

      Para o muro use um rufo que cubra os dois muros. Não há nada mais garantido, por melhor que execute sua junta.

      Quanto a argamassa polimérica, que entendo que já deva existir uma infiltração do lado do vizinho para o seu lado, não resolve pressão positiva. Portando entenda como um paliativo se for esse o caso.

      Para as juntas de piso, use os valores de retração do cimento/concreto. Esteticamente, no seu caso, o que fica bem interessante é o emprego de juntas plásticas permanentes (ou metálicas - alumínio ou bronze) a cada metro.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais