Medições de Projectos


Responder Mensagem

Medições de Projectos

BartJr
postou em Seg, 25 Set 2006, 07:20
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Sou de Portugal e tirei um curso de Medições e Orçamentos de construção civil.

    Por curiosidade e quem sabe possibilidade de negociações, gostava de saber como fazem no brasil para obterem as medições de um projecto.

    Neste momento estou a trabalhar numa empresa de instalações técnicas (águas, esgotos, aquecimento, gás, incêndios), tendo por isso mais facilidade em fazer medições dentro dessa área.

    A única área da construção civil que AINDA não aprofundei ao ponto de fazer umas medições sem dificuldades é na parte de electricidade.

    Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Medições de obras e serviços de engenharia

    Djalma Pesôa Neto
    postou em Seg, 25 Set 2006, 12:09
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

      Laughing
      Prezado,

      Já trabalhei com orçamentos de obras e serviços, e as medições podem ser por unidades de serviço ou como por exemplo, por metragem de serviço. Uma colocação de uma tomada elétrica ou uma instalação de eletrodutos embutidos, respectivamente. Toda medição é baseada nas especificações e na planilha básica. OK ?

      Djalma

      _________________
      Engenheiro Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto
      Mais de 30 anos de experiência no mercado de Engenharia.

      BartJr
      postou em Seg, 25 Set 2006, 12:20
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Eu já fiz medições de electricidade, até porque efectuei um curso na área de medições.

        O que eu tinha dito é que era a única área da construção civil que não estou tão a vontade para efectuar umas medições.

        A minha questão é porque ainda não ouvi falar de medições no Brasil, em Portugal todas as empresas têm 1 pessoa a efectuar esse serviço e é sempre necessário, principalmente para obras públicas.

        Será que no Brasil são só os engenheiros que efectuam este tipo de trabalhos?

        Medições de obras e serviços de engenharia - 2

        Djalma Pesôa Neto
        postou em Seg, 25 Set 2006, 13:33
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

          Laughing Laughing , 25-09-2006.

          As medições são realizadas por um fiscal de obras que geralmente é um engenheiro ou arquiteto, ele pode ter um auxilar ou um técnico. Porém o responsável pela medição que deve ser assinada em conjunto com o empreiteiro, é o engenheiro fiscal. Óbviamente o dimensionamento da equipe de fiscalização depende do porte da obra.
          Até a próxima !

          Djalma Pinto Pessôa
          Membro da AACE-International

          _________________
          Engenheiro Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto
          Mais de 30 anos de experiência no mercado de Engenharia.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais