Dúvidas nas medidas do projeto - posso mudar alguns cm?


Responder Mensagem

Dúvidas nas medidas do projeto - posso mudar alguns cm?

zezaoaraujo
postou em Sex, 31 Jan 2014, 10:07
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Saudações pessoal!

    Acompanho (como visitante) este fórum há quase 2 anos para tirar dúvidas sobre reforma, porém só hoje realizei meu cadastro para que possa tirar uma dúvida com vocês, que entendem de engenharia.

    Sou corretor de imóveis, já contruí 4 casas (muito boas) para alugar e neste ano vou começar a construir casas populares para vender financiadas, inclusive abri uma empresa com CNPJ para esta finalidade. Pois possuo muitos terrenos bons para construir.

    Estou construindo 2 sobrados com área de 71m2 cada, com 2 suítes e 4 vagas de garagem.

    Contratei um arquiteto que é cunhado de um amigo, no qual me cobrou R$ 2.500,00 pelo projeto e não está me dando nenhum suporte, não visitou o terreno, não tirou nenhum dúvida sobre medidas, tudo que pergunto ele diz que posso fazer do jeito que eu quiser. Uma decepção, além disso fez o projeto bem diferente do que pedi, mas como tinha pressa deixei quieto.

    Como vou construir com bloco estrutural, pedi ao arquiteto para fazer a planta para que batesse a medida certinha com a família de 29 e família 39.

    Mas conforme a planta aprovada, não consigo acertar as medidas nem com bloco de 29 ou com o bloco 39.


    Minha dúvida é com relação as medidas internas da casa, por exemplo:

    Sala 3,20 x 4,75
    Cozinha 3,20 x 3,30
    Suite 1 3,20 x 3,25
    Suite 2 3,20 x 3,30
    E os 3 banheiros de medidas diferentes entre si.

    Como nunca fiz nenhum casa com planta posso mudar alguns centímetros as medidas?

    Por exemplo, a largura de seria de 3,20 posso deixar 3,30? O comprimento de 3,25 posso arredondar pra 3,30?

    Será que o fiscal da prefeitura vai medir centímetro por centímetro na hora do habite-se?



    Quero seguir o projeto ao máximo, mas como as medidas são "quebradas" não vou conseguir acertar com o bloco estrutural.

    Agradeço a ajuda!

    Muito obrigado!

    José Araujo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    marcelo fiorin
    postou em Seg, 03 Fev 2014, 11:35
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      Melhor não arriscar, não sei como funciona a prefeitura da tua cidade, o ideal é não alterar o projeto que já foi aprovado, até porque tem medidas que tu quer alterar em 10cm.

      Te aconselho a entrar em contato com o arquiteto que fez os projetos para ti e pedir uma solução para este impasse.

      _________________
      Engº Marcelo

      zezaoaraujo
      postou em Seg, 03 Fev 2014, 16:05
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        marcelo fiorin escreveu:Melhor não arriscar, não sei como funciona a prefeitura da tua cidade, o ideal é não alterar o projeto que já foi aprovado, até porque tem medidas que tu quer alterar em 10cm.

        Te aconselho a entrar em contato com o arquiteto que fez os projetos para ti e pedir uma solução para este impasse.


        Olá Marcelo.

        Agradeço a sua resposta.
        .

        Segundo ele, posso fazer de qualquer jeito (deixar maior ou menor) que não tem problema.

        Ele também não garante que seja aprovada uma modificação de centímetros no projeto para adequar as novas medidas.


        Editado pela última vez por zezaoaraujo em Sex, 13 Abr 2018, 21:15, num total de 1 vez

        Alex Barreto Cypriano
        postou em Ter, 04 Fev 2014, 10:04
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

          Zezaoaraujo: altere as medidas pra bater com o módulo, mas entre com um pedido de regularização com as built através do seu profissional (ele será pago por isso e você arcará com taxas e emolumentos, comme il faut). Para evitar maiores dissabores, não ocupe os recuos obrigatórios pelas alterações. Mas, se seu arquiteto foi contratado e pago pelo projeto arquitetônico (embora insatisfatório por descura de ambas as partes) e aprovação legal, não há do que reclamar, em sendo você o construtor e responsável técnico... De toda forma, boa sorte.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Dúvidas nas medidas do projeto - posso mudar alguns cm?

          IsaacdeCristo
          postou em Qua, 05 Fev 2014, 10:46
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezado Zezão,

            Antes de te ajudar, permita-me puxar tua orelha (rs)! Vou te repreender, apenas para que outros proprietários não incorram no mesmo erro que você. O valor de R$2.500,00 para um projeto PROFISSIONAL, soa-me insuficiente para as qualificações de um bom profissional e para o suporte requerido, o qual você reclama não ter... Acredito que depois desta experiência, na próxima obra você certamente pagará o valor "justo" para ter um serviço também "justo"... Mas chega de repreensão.

            Quanto às medidas, você pode e deve ajustá-las, até porque, por mais "cri-cri" que seja a fiscalização, variações de até 5%, o que daria alterações até maiores que 10cm, são permissíveis. Por outro lado, o que a Prefeitura visa mais, é a variação da área total construída, principalmente se for pra mais, pois isto lhe obrigaria a pagar as taxas (R$) referentes à área excedente, bem como a "invasão" de parâmetros urbanísticos (Recuos, IO - Índice de Ocupação, IP - Índice de Permeabilidade, IU - Índice de Utilização, etc).

            Pra finalizar, se forem alterações maiores ou mais consistentes, convêm atualizar os projetos junto à Prefeitura, mas se forem da ordem de 5%, sem alteração da área total construída... fique em paz, desfrute teu investimento, BONS NEGÓCIOS!!

            Boa sorte!

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            zezaoaraujo
            postou em Qui, 06 Fev 2014, 09:11
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

              Valeu pessoal!

              Isaac sou seu fã... hehe

              Sobre o valor do serviço, na verdade não procurei pelo mais barato, mas foi indicação de um ex-colega de trabalho, que é cunhado dele... disse que me tem contatos na prefeitura e etc... assim o alvará sairia rápido.

              Mas enfim, consegui adaptar o projeto para os blocos, consegui manter a largura de 3,20m como no projeto original e nos demais cômodos mudei 5cm em média (uns pra mais e outros pra menos)

              E pra minha "sorte" as medidas do alicerce estava 10cm maior (erro do pedreiro) e bateu direitinho com a modulação dos blocos!

              Valeu pessoal! To mais tranquilo agora!

              Dúvidas nas medidas do projeto - posso mudar alguns cm?

              IsaacdeCristo
              postou em Dom, 09 Fev 2014, 18:31
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Zezão,

                Valeu! Obrigado!!

                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Construção civil, discussões gerais