duvida em laje


Responder Mensagem

duvida em laje

gutole
postou em Seg, 14 Abr 2008, 18:31
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Estou construindo um edicula de 12 X 4,30 (sendo cozinha 3,10 X 4,30; sala 2,90 X 4,30; banheiro 3,00 x 4,30 e quarto 3,5 x 4,30), com tijolo maciço comum. Minha dúvida é se haverá necessidade de vigas "superiores" no meio desses comodos. Qual o tipo de laje devo usar, ferragem e direção; sendo a dimensao fundo/frontal de cada comodo de 4,30 cm? Alguém teria uma apostila ou tutorial ensinado passo-a-passo a amarração de uma laje?

    Mensagem do moderador: O tópico foi editado para se adequar as normas mínimas de respeito entre os usuários. Algumas mensagens irrelevantes foram removidas e trechos de outras editados.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    eu
    postou em Sex, 18 Abr 2008, 18:30
    Visitante

      ...você tem que comprar o kit que custa em torno de r$6 o metro quadrado. nele vem as vigas de vergalhao armadas com estrutura em cima para conduites e os tijolos que podem ser de isopor (ruim) ou ceramica(melhor) . você vai montando isso e escorando como se fosse lego, elas se encaixam perfeitamente. Tem que ter cuidado na escora a barriga tem que ficar pra cima pq depois que você botar a massa de concreto em cima, emquanto a massa não seca pode ceder com a pressão... dependendo onde você comprar o kit laje vem com manual ensinando até a preparação do comcreto quantas partes você deve usar de areia etc... boa sorte!

      CaioAlberto
      postou em Sex, 18 Abr 2008, 22:25
      Visitante

        Mas o que precisa ficar claro para o cliente, é a economia adquirida ao contratar um Engenheiro.
        Dependendo do caso, nem vale a pena realmente, mas... Eu não iria morar debaixo de uma laje que um pedreiro qualquer fez. Sabe lá se ele usou a margem de segurança correta?
        Amigo. Segue o conselho. Procura um profissional que é mais certo.
        Ah... Se a empresa que te vender a Laje Pre-fabricada, der garantia e orientações adequadas, aí sim... Nenhum problema!

        Abraço.

        dúvidas sobre o tipo de material

        gersoneco
        postou em Ter, 29 Abr 2008, 21:53
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Sou um cliente final e estou colhendo informações sobre lajes com isopor x alvenaria.

          Tenho consultado fornecedores, porém tenho notado que cada um tenta sobrepor o seu produto, o que me faz andar em circulos.

          Como exemplo eu descobri que é preciso um chapisco especial para embolçar a laje que usa isopor (o que gera custo adcionais sobre a laje de alvenaria), e gostaria de saber se devo adcionar algum produto no concreto que será depositado sobre a laje ou se ele irá aderir ou isopor sem problema.

          Tenho visto muitos comercias positivos sobre lajes de EPS, agora gostaria de ver o lado negativo.
          Quem tiver alguma esperiência com o assunto, qualquer comentario será de grande ajuda

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          duvida em laje

          jose humberto de araujo
          postou em Qui, 01 Mai 2008, 06:35
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 55

            Pelo visto pretendes usar laje treliçada, se for o caso, entre no site da Puma (puma.com.br) e lá voce vai encontrar varios artigos que poderao lhe ajudar. Contratar um bom profissional qualificado para executar os calculos estruturais lhe aliviaria dores de cabeça inclusive o de responsabilidade sobre a execução da obra; um bom Mestre de Obras lhe dará uma boa orientação quanto a execução dos serviços. Tenha sempre em mente que bons serviços sempre serao executados por bons profissionais e como diz o dito popular cá das minhas bandas "cada qual em seu cada qual"
            Jose Humberto

            CALCULO ESTRUTURAL

            RUBAOUFPRENGCIVIL
            postou em Sáb, 12 Jul 2008, 10:54
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              QUERIDOS AMIGOS AINDA SOU UM MERO ESTUDANTE DE ENG CIVIL NA UFPR POREM NÃO EXISTE MAGICA CONTRATE UM ENG CIVIL OU EMPRESA QUE TRABALHA COM CALCULOS ESTRUTURAIS E FAÇA ORÇAMENTOS .

              VAI SER MAIS ECONOMICO, MAIS RAPIDO, PRATICO E SUA OBRA NÃO CORRE O RISCO DE DESABAR .


              PARA O BEM DO SER HUMANO VIVA A VIDA PRESERVE A VIDA NÃO ECONOMIZE ONDE NÃO EXISTE DINHEIRO QUE PAGUE A VIDA NO CASO DE UM ACIDENTE FATAL

              robmag
              postou em Seg, 09 Fev 2009, 22:00
              Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

                Quando fabricava lajes pré-moldadas, aprendi que na laje trilho para fôrro (sobrec = 50 kg/m2) que poucos fabricam hoje em dia, o vão livre máximo é de 3,90 m.

                Já na laje treliça para fôrro H-7, B-10, com lajotas cerâmicas, o vão livre máximo é de 4,30 m (bi-apoiadas).

                Nos dois casos, considero que o mais importante é a amarração dos ferros positivos de reforço, de tal maneira que permaneçam retilíneos após a concretagem das vigas (nervuras), durante sua fabricação.

                Digo isto pq hoje em dia estou cansado de recusar lajes em que o fabricante, para livrar-se dêste trabalho, manda os ferros de reforço soltos, para serem colocados durante a montagem da laje na obra. Neste caso teremos laje de concreto "desarmado", e estes ferros jamais ficarão retos. Não, engano meu, estes ferros de reforço ficarão retos, depois que a laje ceder, apresentar flecha e fissuração, e depois que o reboco trincar ...

                _________________
                Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
                Programador LISP para AutoCAD
                www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
                robertomagnani@uol.com.br

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                laje

                Frederico Rodrigues Dutra
                postou em Qua, 11 Fev 2009, 20:25
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Shocked Achei muito legal o tema abordado neste tópico, porem ate o presente momento não respondemos de forma concreta
                  nosso nobre colega, ai vai uma dica, "analizando sua inocente pergunta posso supor que você.(autor da pergunta) não teria a mesma coragem de começar a exercer procedimentos cirurgicos(cirurgias em geral), teria"? Então levando-se em conta que caso ocorra alguma complicação nesta suposta cirurgia você estaria tirando a vida de pelo menos UMa pessoa, portanto podemos concluir que em uma residencia, estamos falando de familias inteiras, mesmo que seja a sua; você. não tem o direito de expor vida alguma.. Por favor procure um Bom Profissional, para executar sua obra e seja Feliz com os resultados em sua nova residencia, que é o sonho de todas as pessoas...
                  Espero ter te ajudado.. Exclamation


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Cálculo Estrutural