o que estudar pra vestibular de engenharia civil ?
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
jurgen
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Ter, 13 Mai 2008, 01:02    Assunto: o que estudar pra vestibular de engenharia civil ? Responder com Citação

ola,

estu querendo pretar vestibular na area de engenharia civil,
sou muito bom em matematica,
obs: ciencias exatas...
e gostaria que me falassem o que estudar,
sem perder tempo com besteiras.

obrigado

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Rafael_epc
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Ter, 13 Mai 2008, 12:26    Assunto: Responder com Citação

Jurgen

Estou me formando em Engenharia de Produção Civil pelo CEFET-PR.

Bom, na minha pequena vivência em vestibulares, tudo depende de onde você vai tentar concorrer uma vaga.

Em escolas como o CEFET-PR, por exemplo, são cobrados questões de matemática para serem respondidas rapidamente (em outras palavras, saber aplicar as equações de modo rápido. Eles exigem q você saiba quais são as equações. É prova de decorar equações).

Já a UFPR, quando realizei as provas em 2002, as provas eram mais para uma "filosofia". A matemática é uma prova que cobra raciocínio lógico, PA e PG, Análise Combinatória e Probabilidades.

O IME-RJ e o ITA-SP cobram questões que exigem um raciocínio bem mais evoluido. Eles cobram questões que envolvem problemas de engenharia, mais elaborados e com um tempo de resolução mais demorados. O IME-RJ e o ITA-SP normalmente exigem quase 1 folha de cálculo como solução.

Todavia, pelo o que eu vi nessa minha experiência de "cursinhos", é que há evidências de assuntos que sempre vão cair nos vestibulares.

Em MATEMÁTICA, sempre cai: PA (Progressão Aritmética) e PG (Progressão Geométrica); Probabilidade ou Análise Combinatória ou problemas que envolvem os 2 assuntos ao mesmo tempo; Sólidos (Cálculo de volume de sólidos de revolução como cones, pirâmides, cilindros, tronco de cone/pirâmide)

Em FÍSICA, sempre cai: Eletromagnetismo (Conceitos de eletricidade e magnetismo, Campo Elétrico e Magnético, Forças devido ao Campo Elétrico e Magnético, Carga elétrica, Espiras, Bobinas, Lâmpadas, Aparelhos elétricos, Indução Eletromagnética: Lei de Lentz); Termodinâmica (trocas de calor), Eletrodinâmica (eletricidade com termodinâmica); ótica geométrica (lentes, espelhos, feixes de luz); Acústica (ondas mecânicas: Equação de Onda, interferência de ondas; MHS); Mecânica- Estática (equilíbrio dos corpos rígidos: As três leis de Newton); Mecânica-Dinâmica (Equações de movimento); Ondas Eletromagnéticas (A luz como onda eletromagnéticas, interferências de ondas). Normalmente a física está caindo de modo conceitual. São questões escritas, e raralmente envolvem cálculos.

Em QUÍMICA, sempre cai: Química Orgânica

Atenciosamente

Rafael
Victor Hideki
Usuário Novato

MensagemEnviada: Sex, 13 Ago 2010, 11:18    Assunto: Responder com Citação

Rafael_epc escreveu:
Jurgen

Estou me formando em Engenharia de Produção Civil pelo CEFET-PR.

Cefet-PR não é o atual UTFPR ?

se for o caso, o vestibular foi substituido pelo enem
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Sex, 13 Ago 2010, 12:01    Assunto: O que estudar pra vestibular de engenharia civil? Responder com Citação

Caro Jurgen,

Isso depende muito de em qual instituição você vai prestar o vestibular. Mas no geral o peso maior será para disciplinas de ciências exatas (matemática, física, química...), Português que é sempre peso-pesado, etc.
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Estudo Engenharia Civil e Quero estudar nos EUA Discussões Gerais 2 Qui, 11 Jul 2013, 22:31
Por VictorLima
Não há mensagens novas vestibular Discussões Gerais 0 Ter, 18 Set 2007, 23:44
Por Visitante
Não há mensagens novas Passei no vestibular Discussões Gerais 2 Sex, 13 Ago 2010, 10:18
Por CARCAMANO
Não há mensagens novas Diferença entre Engenharia Civil e Engenharia Produção Civil Discussões Gerais 7 Dom, 29 Jun 2014, 21:22
Por ocampi
Não há mensagens novas O QUE ESTUDAR??? DIFICULDADE Discussões Gerais 6 Qua, 29 Fev 2012, 08:58
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Dificuldade em trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Discussões Gerais 1 Ter, 04 Dez 2012, 21:24
Por IsaacdeCristo

php BB © 2001, 2010 php BB Group