o que estudar pra vestibular de engenharia civil ?


Responder Mensagem

o que estudar pra vestibular de engenharia civil ?

jurgen
postou em Ter, 13 Mai 2008, 01:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    ola,

    estu querendo pretar vestibular na area de engenharia civil,
    sou muito bom em matematica,
    obs: ciencias exatas...
    e gostaria que me falassem o que estudar,
    sem perder tempo com besteiras.

    obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Ter, 13 Mai 2008, 12:26
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Jurgen

      Estou me formando em Engenharia de Produção Civil pelo CEFET-PR.

      Bom, na minha pequena vivência em vestibulares, tudo depende de onde você vai tentar concorrer uma vaga.

      Em escolas como o CEFET-PR, por exemplo, são cobrados questões de matemática para serem respondidas rapidamente (em outras palavras, saber aplicar as equações de modo rápido. Eles exigem q você saiba quais são as equações. É prova de decorar equações).

      Já a UFPR, quando realizei as provas em 2002, as provas eram mais para uma "filosofia". A matemática é uma prova que cobra raciocínio lógico, PA e PG, Análise Combinatória e Probabilidades.

      O IME-RJ e o ITA-SP cobram questões que exigem um raciocínio bem mais evoluido. Eles cobram questões que envolvem problemas de engenharia, mais elaborados e com um tempo de resolução mais demorados. O IME-RJ e o ITA-SP normalmente exigem quase 1 folha de cálculo como solução.



      Todavia, pelo o que eu vi nessa minha experiência de "cursinhos", é que há evidências de assuntos que sempre vão cair nos vestibulares.

      Em MATEMÁTICA, sempre cai: PA (Progressão Aritmética) e PG (Progressão Geométrica); Probabilidade ou Análise Combinatória ou problemas que envolvem os 2 assuntos ao mesmo tempo; Sólidos (Cálculo de volume de sólidos de revolução como cones, pirâmides, cilindros, tronco de cone/pirâmide)

      Em FÍSICA, sempre cai: Eletromagnetismo (Conceitos de eletricidade e magnetismo, Campo Elétrico e Magnético, Forças devido ao Campo Elétrico e Magnético, Carga elétrica, Espiras, Bobinas, Lâmpadas, Aparelhos elétricos, Indução Eletromagnética: Lei de Lentz); Termodinâmica (trocas de calor), Eletrodinâmica (eletricidade com termodinâmica); ótica geométrica (lentes, espelhos, feixes de luz); Acústica (ondas mecânicas: Equação de Onda, interferência de ondas; MHS); Mecânica- Estática (equilíbrio dos corpos rígidos: As três leis de Newton); Mecânica-Dinâmica (Equações de movimento); Ondas Eletromagnéticas (A luz como onda eletromagnéticas, interferências de ondas). Normalmente a física está caindo de modo conceitual. São questões escritas, e raralmente envolvem cálculos.

      Em QUÍMICA, sempre cai: Química Orgânica

      Atenciosamente

      Rafael

      Victor Hideki
      postou em Sex, 13 Ago 2010, 11:18
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Rafael_epc escreveu:Jurgen

        Estou me formando em Engenharia de Produção Civil pelo CEFET-PR.


        Cefet-PR não é o atual UTFPR ?

        se for o caso, o vestibular foi substituido pelo enem

        O que estudar pra vestibular de engenharia civil?

        IsaacdeCristo
        postou em Sex, 13 Ago 2010, 12:01
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Jurgen,

          Isso depende muito de em qual instituição você vai prestar o vestibular. Mas no geral o peso maior será para disciplinas de ciências exatas (matemática, física, química...), Português que é sempre peso-pesado, etc.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais