O QUE ESTUDAR??? DIFICULDADE


Responder Mensagem

O QUE ESTUDAR??? DIFICULDADE

grijo
postou em Sex, 27 Jan 2012, 18:29
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Peço ajuda aos meus colegas, sou novo no fórum e quero pedir desde já desculpas caso faça algum comentário errado.

    Atualmente estou cursando Eng. Civil 1º período e gosto muito do curso. O problema é que tenho uma grande dificuldade em matemática e física.
    Não sou um gênio e também não detesto as ciências exatas! Tenho uma dificuldade sim, por não ter tido um ensino médio bom. Sei que muitos me vão dizer que preciso ser FERA em ciências exatas, mas creio que possa estudar com muita dedicação e trabalho conseguir aprender e gostar.


    O que eu gostaria é uma DICA de que matérias para estudar do ensino médio e se vale estudar também a do ensino fundamental, para que eu possa ter uma base boa no curso.

    Vale a pena fazer um curso particular de matemática?

    Obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    roger
    postou em Sex, 27 Jan 2012, 18:46
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

      Amigo,

      Só conheço uma forma de aprender e passar nessas matérias: fazer todos os exercícios propostos. Peça ajuda aos professores, o interesse é deles que você aprenda.

      Se a sua universidade tiver, use e abuse dos monitores, ok?

      Em todo caso, sempre há tempo de transferir a sua matrícula para arquitetura, que tem níveis de exigência nessas matérias bem tranquilo e muitas atribuições semelhantes às da engenharia civil.

      E lembre-se: existem 3 tipos de pessoas: aqueles que sabem matemática, e aqueles que não sabem.

      grijo
      postou em Sex, 27 Jan 2012, 19:52
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Roger,
        Muito obrigado.

        Mas está faltando a 3º pessoa...rs

        Na minha cidade não tem curso de arquitetura. Mas como disse anteriormente eu gosto de Eng. Civil. Apenas preciso me dedicar nos estudos. Só gostaria de dicas de estudos e matérias a qual realmente vou precisar saber para fazer o curso.

        Obrigado.

        roger
        postou em Sex, 27 Jan 2012, 20:20
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

          Olha, no início do curso de engenharia você voltará a estudar as mesmas matérias que estudou para passar no vestibular: matrizes, equações de segundo grau, teoria dos números, estatística e probabilidade, conjuntos, MRU, MRUV, leis de Newton, ótica etc.

          Concentre-se em resolver TODOS os exercícios dos livros e apostilas que os professores indicarem e você sairá bem.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          o que estudar?

          edmarferreirajr
          postou em Dom, 29 Jan 2012, 16:58
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

            Caro estudante,

            Quanto aos conteúdos das chamadas ciências exatas (matemática, física e química), posso dizer com segurança que as maiores dificuldades de sua vida de estudante irão advir dos chamados conhecimentos elementares da formação básica (operações e propriedades matemáticas básicas, trigonometria elementar, geometria analítica, vetores força e conhecimentos básicos da química inorgânica .

            No entanto, frente a suas dúvidas quero dizer a você o que dizia para todo pai e mãe que me procurava para saber se o filho tinha o perfil adequado para o curso de arquitetura ou de engenharia civil (cursos em que lecionei), pois havia notado que o filho não apresentava domínio nem ciências exatas nem em desenho. Para surpresa de todos, o perfil que sempre descrevi como ideal estava longe do que imaginavam.

            Eis o perfil:
            1º - Ser MUITÍSSIMO CURIOSO, INVESTIGATIVO, SISTEMÁTICO (na melhor acepção do termo). Ser do tipo que daria tudo para saber como qualquer coisa funciona, desde uma simples caneta esferográfica até algo para qual você jamais deu a menor importância, como os sistemas de coleta de lixo e esgotamento sanitário de uma grande cidade, por exemplo.
            2º – Ser INCONFORMADO COM O MUNDO ONDE VOCÊ VIVE. Isso quer dizer ser do tipo que questiona o porquê de tal coisa não ser assim ou assado se assim ou assado fazem mais sentido. Ser, por exemplo, do tipo que questiona o porquê da mesma madeira que utilizamos para dar forma ao concreto armado (por 3 ou 4 vezes) e em seguida transformá-la em lenha ser suficiente para um norte-americano ou escandinavo construir uma casa definitiva, durável e segura.
            3º – Ser CRIATIVO e INVENTIVO. Engenharia vem de engenho (do latim “ingeniu”), que nada mais é do que o talento e aptidão naturais para inventar com prontidão. O engenheiro com “E” maiúsculo sabe do que estou falando.

            Se você não possui nenhuma dessas características (nem está muito interessado em descobrir os meios de desenvolvê-las) lamento lhe informar que escolheu o curso errado.

            Ciências exatas como matemática e física e o desenho (o agravante dos arquitetos) são importantes INSTRUMENTOS para o estudo da Engenharia e da arquitetura, mas nada além de instrumentos. Instrumentos que, para nossa felicidade, são prontamente assimiláveis e ,para ser bem franco, dos mais fáceis de se aprender (aprender é diferente de entender) pelo simples fato de que sua fixação como conhecimento é diretamente dependente da prática de exercícios (Exercícios de Fixação...)

            Michael Faraday era, na definição de seu tempo, um completo ignorante em matemática, pelo simples fato de não haver recebido educação formal na disciplina. Mas mesmo incapaz de demonstrar matematicamente sua teoria, não fosse ele, talvez não tivéssemos hoje tantas coisas úteis como máquinas de lavar, liquidificadores e furadeiras (para ficarmos nos exemplos mais simples e diretos), simplesmente porquê se dependêssemos única e exclusivamente da matemática talvez ainda não tivéssemos identificado o campo eletromagnético e inventado o motor elétrico.

            Engenharia não é uma ciência exata, mas uma ciência de aproximação. Quem me disse isso foi um grande professor de Teoria das Estruturas da UFMG onde me graduei. Ele nos deu um exemplo simples para for fim a esta conversa: se uma viga é calculada para uma carga x e tiver sua capacidade de carga esgotada, um urubu que pousar sobre ela irá rompê-la? Tanto não é exata, que a prova maior disso é fato de que não há um dimensionamento sequer por mais simples que seja que prescinda de um belo um coeficiente de segurança (quase sempre de majoração para as piores situações).

            São questões para reflexão, sua e de todos os participantes. Nosso país está com seu desenvolvimento ameaçado pela escassez de engenheiros no mercado. O que não se diz é que faltam engenheiros no mercado de engenharia, ocupando funções de engenheiros, porque engenheiros em grande número existem, mas muitos deles (exímios matemáticos) estão fazendo contas no mercado financeiro.

            Um grande abraço e sucesso em sua jornada.

            _________________
            Edmar
            arquiteto e urbanista

            “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
            Herculano Pires

            DISPONIBILIZO CENTENAS DE TITULOS DE EBOOKS DE ENGENHARIA

            CALLVINCE
            postou em Qua, 29 Fev 2012, 01:44
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              OLA DISPONIBILIZO CENTENAS DE TITULOS DE EBOOKS DE ENGENHARIA CIVIL INCLUINDO APOSTILAS COM MATERIAS DE TODOS OS ANOS DO CURSO
              MAIORES INFORMAÇOES ME ENVIE EMAIL

              LAENA@PUBLIJUR.COM.BR

              O QUE ESTUDAR??? DIFICULDADE - Matemática e Física

              IsaacdeCristo
              postou em Qua, 29 Fev 2012, 08:58
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Caro Grijo,

                Fui professor de matemática por uns 15 anos e em minha opinião seria bom você fazer um reforço intensivo de matemática, enfatizando as partes onde você apresentar maior dificuldades, começando pelo ginásio até o 2º grau. Isso lhe fará repor deficiências existentes.

                Boa sorte!

                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Construção civil, discussões gerais