Fachadas expostas à chuva de vento

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Walter Santos » Ter, 12 Abr 2011, 23:39

Boa noite, tenho um problema de infiltração pelo capote e por fissuras na minha casa, agravada mais ainda pelo tempo de construção + ou - 30 anos atrás, e que seu emboço foi feito utilizando barro, isso faz com que a absorção da água seja imediata e de forma demorada para secar, isto posto como posso solucionar este problema que além deste problemas já relatados ainda existe a incidência de ventos laterais que dificultam em muito o meu drama. Meu e - mail: walterfibrasa@hotmail.com

Walter Santos
Visitante

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Ajuda técnica.

rodrigofreitas913 » Seg, 25 Jul 2011, 10:53

Olá senhores.

No prédio onde é revestido de pastilhas. Essas pastilhas constantemente caem e representam um perigo.
    O valor médio para a troca integral das pastilhas é aproximadamente 100 mil reais.
    Como aqui no prédio não conseguimos arrecadar esse valor, o síndico deseja fazer uma "obra de igreja", uma parte por ano.

Em anexo segue as fotos dos revestimentos. Um dos maiores problemas é a dilatação (devido ao sol) e o emboço/reboco da obra anterior que é muito ruim.

O síndico quer retirar todas as pastilhas e o emboço/reboco antigo. Depois ele quer colocar um novo emboço e reboco. E parar por aí.
    O prédio ficaria com as quadro fachadas apenas no emboço/reboco por uns dois anos até arrecadar o dinheiro todo para colocar o revestimento de volta.
    Particularmente eu não apoio essa ideia e tento convencê-lo a não fazer isso, pois deixar o reboco exposto ao sol/chuva por dois anos não seria eficiente.
    Outro problema seria que quando uma nova firma fosse colocar o revestimento certamente alegaria que o reboco foi mal feito e levantaria dificuldade (aumentando os custos) para colocar o revestimento novo.

Gostaria do apoio dos nobres colegas nas seguintes questões?

Manter o emboço/reboco exposto e vulnerável a intempéries durante dois anos não é aconselhável. Qual o real prejuízo e conseqüências de deixar o prédio apenas no reboco por tanto tempo? Quero levar argumentos fortes para os condomínios para não autorizarem o obra dessa forma.
    Quero a garantia que o emboço/reboco tenha aderência e flexibilidade de excelência para que as pastilhas não caiam novamente. Como garantir isso? Qual o traço ideal? Qual o aditivo padrão para garantir aderência e flexibilidade?
    Sei que o uso de rejunte flexível também ajuda a manter o revestimento. Quais outras medidas para melhorar a aderência e flexibilidade?

rodrigofreitas913
    Usuário Nível 1
    Usuário Nível 1

Responder com Citação

Bruno » Seg, 25 Jul 2011, 21:29

Boa noite Rodrigo, tudo bem?

Passo por um problema semelhante ao seu. Na verdade o problema principal não é a técnica, e sim a parte financeira do condomínio que quer fazer a "obra de igreja". Deixando claro que NÃO SE DEVE deixar o prédio no emboço/reboco. Vai deixar todos os apartamentos muito vulneráveis à infiltração.

Já fiz alguns laudos e a idéia que dei, e deu certo, foi: juntar ao longo de meses dinheiro suficiente para compra de todo material, e em seguida contratar a mão de obra para realizar o serviço. Assim "pesa" menos para os condôminos e torna o serviço mais viável.

Existem rejuntes no mercado com base elástica, esses são os que devem ser utilizados em fachadas expostas à altas temperaturas e chuvas. Rejuntes "frágeis" irão trincar sob essas condições, permitindo que o substrato seja atacado e perca a fixação com o azulejo/cerâmica.

Não devemos esquecer também que a correta fixação deve ser obedecida, com dupla colagem quando possível. Conversando com um profissional de uma empresa que fornece cerâmicas para fachadas, ele me disse que 90% dos casos de "defeitos na fachada" se devem à vícios na execução da mesma. Por exemplo: o fachadeiro aplica o cimentcola (ou semelhante) de um lado ao outro do balancim, e quando ele vai começar a aplicar a cerâmica no começo o cimentcola está quase seco. Este é um caso, existem vários outros que me fazem desconfiar muito de fachadas executadas sem a devida supervisão.

Abraços e boa sorte!

Bruno
      Usuário Nível 4
      Usuário Nível 4

Responder com Citação

Isso mesmo!

rodrigofreitas913 » Seg, 25 Jul 2011, 22:10

Muito obrigado pela ajuda.

Aqui não vai ser balacim não. Va ser no andaime.
        Imclusive o pedreiro amarrou os andaimes na minha grade e eles acabaram de se soltar... Mad

O grande problema que o prédio quer deixar o mestre de obra a frente da empreitada, sem engenheiro, sem segurança nem nada...triste. A questão da supervisão vai ser um grande problema.

Em relação ao traço e a colocação de aditivos , alguém têm alguma experiência positiva?

[/img]

rodrigofreitas913
        Usuário Nível 1
        Usuário Nível 1

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising

Responder com Citação

ops

rodrigofreitas913 » Seg, 25 Jul 2011, 22:14

"inclusive"

rodrigofreitas913
          Usuário Nível 1
          Usuário Nível 1

Responder com Citação

aderci » Ter, 20 Set 2011, 19:36

bom dia ,sou novo por aqui e nen sei se estou no lugar certo mas acabei caindo aqui procuro uma resposta para um assunto até simples ,é o seguinte ,construi uma rampa de pre moldado para fazer uma escada para ter acesso ao outro nivel ,mas construi ela muito longa agora nao acerto com o tamanho dos degraus alguém pode me dar algum conselho ,o pé direito é de 2,70 ,a rampa ficou com 6,80 de comprimento gostaria de por os degraus com altura de pelo menos 16cm,qual seria o comprimento ,nao faço questao de patamar de descanço .desde já agradeço .

aderci
            Usuário Novato

Responder com Citação

Madeira Ecológica

Emerson Ferreira » Dom, 09 Abr 2017, 11:36

Emerson Matos escreveu:Ola amigos, não sei se estou no lugar certo para a minha pergunta, estou reformando um predio de 3 andares e tenho problemas com a umidade, e por ser um imovél de uns 30 anos , o reboco estão com rachaduras em alguns ponto estão caindo, os proprietarios querem revestir com pedra, isso pode ser feito sem correr algum risco? e tem algum material leve indicado? muito obrigado

Bom dia Emerson se o prédio já tem 30 anos e querem revestir com pedras isso ficaria muito pesado o ideal seria um revestimento de Madeira Ecológica que e 50% mais leve que a Madeira Natural e 80% em relação a revestimentos de pedra na ( Eco Front Madeiras Ecológicas )tem ótimos produtos aqui para te ajudar

Emerson Ferreira
              Usuário Novato

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
                Advertising
                Advertising

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
                  Respostas
                  Última Mensagem

Comentários sobre Artigos

Enviar Mensagens Novas: Proibído.