como fazer esse cálculo?


Responder Mensagem

como fazer esse cálculo?

AMERICO153
postou em Dom, 29 Jun 2014, 07:14
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Executei um projeto hidráulico em um empreendimento e estou com muito medo de vir a dar problemas.
    O projeto pedia tubos de pvc pb je CL 12 DE 100MM, que levaria a agua do poço até o reservatorio.
    Antes da execução do referido projeto, indaguei o eng. responsável sobre a resistencia desse tubo classe 12, pois ja havia executado outros projetos e sempre foi utilizado classe 15 uma ves que se trata de adutora, porem foi utilizado mesmo assim o classe 12 porque segundo ele o tubo resistirá a pressão.
    são aproximadamente 1400 mts de distancia entre o poço e o reservatorio e uma inclinação de mais ou menos 80 mts de desnivel que dá uma porcentagem de 0,57%. Gostaria de aprender fazer esse calculo de resistencia dos tubos, alguem pode me ajudar?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    *medo*

    grayol
    postou em Sáb, 19 Jul 2014, 15:26
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      que é isso, nem a descrição do tubo saiu direito. PVC PBA JEI CL12. Possui resistência de 60mca. Em geral, aplica-se coeficiente de segurança de 15%. Considerar transientes.

      Segundo o que você afirmou sobre o recalque, há desnível de 80m, o que implicaria, de cara, que a tubulação adotada não é adequada.

      A resistência do tubo você pode calcular indo lá na Corr Plastick ou marca de preferência, mas sugiro utilizar a resistência informada pelo fabricante.

      Se a pergunta era pra saber o cálculo das cargas atuantes, procure profissional habilitado. E peça ART e etiqueta da mesmano projeto hidráulico, caso seja um tão inapto quanto o atual.

      Considerando o que li, vai dar problema, sim.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais