CONCEPÇÃO ESTRUTURAL - DUVIDA


Responder Mensagem

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL - DUVIDA

kciooliveira
postou em Qua, 15 Out 2014, 19:57
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal, na concepção estrutural de um projeto, quando deveremos considerar a viga engastada ou bi-apoiada em suas extremidades? E no caso de considerarmos engastadas, vamos calcular ela como pórticos, sempre transferindo os momentos para os pilares???

    Na faculdade aprendi a calcular as estruturas isostáticas e hiperestáticas, desde vigas bi-apoiadas até pórticos de complexidades bem variadas. Porém uma dúvida que ainda me persegue é essa, na vida real, na prática, quando for fazer o estrutural de uma casa (concreto armado moldado "in loco"), irei calcular o DMF sempre considerando a viga engastada dentro dos pilares???

    Perguntei isso ao meu professor de concreto 2, ele disse que vai depender da disposição da armadura viga-pilar.. já outro professor disse que vai depender da diferença entre a rigidez da viga e do pilar, quanto mais próximas a rigidez uma da outra (como é de costume) mais aproximado de um engaste será. Enfim, não entendi direito e estou recorrendo a vocês pra ver se alguma alma tira essa duvida haha. Desde já, muito obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    kciooliveira
    postou em Qua, 15 Out 2014, 20:06
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Peguei um projeto arquitetônico de uma residência simples (casa de 2 pavimentos) e estou querendo fazer o estrutural dela toda na mão, desde as lajes até as sapatas, para treinar o que aprendi na sala de aula.

      Dimensionei as lajes e suas reações nas vigas, porém quando fui calcular os momentos fletores de cada viga fiquei com essa duvida, se era melhor decompor viga por viga de toda a estrutura considerando bi-apoiadas, ou se as calculava como pórticos. Me ajudem aí por favor. Muito obrigado

      Concepção estrutural - Dúvida

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 16 Out 2014, 16:37
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Kcio,

        Na prática, cá fora, a grande maioria das vigas são engastadas, aliás, se assim não fosse certamente teríamos muitas patologias de ordem estrutural. Estes problemas só não ocorrem com mais frequência devido à rigidez muito maior quando as vigas são engastadas em vez de simplesmente apoiadas.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural