Viga vazada de 10 metros para laje da cobertura


Responder Mensagem

Viga vazada de 10 metros para laje da cobertura

regeken
postou em Ter, 07 Jul 2015, 17:38
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde.
    Reporto-me humildemente a vocês para tirar uma dúvida. Fiz todos os procedimentos técnicos necessários para minha obra. Ocorre que surgiu um grande dúvida no cálculo estrutural e gostaria de uma outra opinião, antes de questionar o engenheiro que fez meu projeto:
    Passei o cálculo estrutural da obra para fazer o orçamento da laje; ontem tive uma reunião com o engenheiro da empresa e ele apontou um ponto crítico no projeto que impediria ele de fornecer a laje da cobertura se persistir esse ponto.

    (link abaixo)
    No projeto há viga vazada de 10 metros (1000 x 19 x 45) e segundo ele, não obedece a norma mínima de 7 a 10% da altura necessária.

    Fora isso há um pilar de apoio de 14x14 que também não dá 360 cm² como manda a norma.


    nota: Essa é a varanda da casa e não gostaria de colocar uma coluna no meio.

    h t t p ://s24.postimg.org/6uu662ybp/Duvida_Calculo.jpg

    Ele não chegou a ver a armação prevista para as vigas (link abaixo) com ferros de 16mm. Isso compensa a altura do concreto necessário?
    +----------+
    | * .......* | -> 2 barras de 10 mm
    | ............ |
    | ............ |
    | ............ | (estribos 6.3 mm X 20)
    | *...*...* |
    | *..* *..*| -> 7 barras de 16 mm
    +----------+
    19

    h t t p ://s30.postimg.org/rq1j5c3r5/Viga_101.jpg

    Se alguém puder me dar alguma orientação a respeito ficaria muito grato. Fiquei numa dúvida imensa além de muito chateado, pois não economizei em nada de estrutura e nem pedi por isso...

    Minha obra ainda está na altura da viga do piso superior, portanto, se for necessário ainda seria possível corrigir alguma coisa.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Ao Sr. Regeken

    Nelso Luiz de Oliveira
    postou em Seg, 13 Jul 2015, 21:19
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Deve conversar com o seu Engenheiro, para sanar suas dúvidas.

      regeken
      postou em Ter, 14 Jul 2015, 10:41
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Nelso Luiz de Oliveira escreveu:Deve conversar com o seu Engenheiro, para sanar suas dúvidas.


        Prezado,

        Como havia solicitado; gostaria de um outra opinião a respeito, pois tenho dois posicionamentos diversos entre engenheiros.
        No caso, se não puder contribuir a respeito não precisa responder.
        Grato.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural