Viga Vão Livre de 2,80 metros sem laje


Responder Mensagem

Viga Vão Livre de 2,80 metros sem laje

assiscarvalhoo
postou em Qua, 20 Ago 2014, 13:54
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá pessoal tenho uma dúvida, tive de subir a parede que divide o meio da minha casa para ter um dos lados do telhado mais alto do que o outro, pois eu pretendo fazer uma varanda neste lado mais alto, e o caimento do telhado original era baixo e não dava para dar continuidade ao telhado da varanda, pois desta forma o beiral da varanda ficaria a cerca 1,20 metro de altura do chão. para subir esta parede foram colocadas dentro da casa pilares e vigas, todas com espessura de 9cm x 24cm que já veio nesta medida pela Belgo Mineira, e que após concretadas ficaram com 10cm de espessura x 25cm de altura(10x25). A minha dúvida aqui é a seguinte, após termos subido essa parede no meio da casa, ficou um vão livre na sala, e esse vão livre tem 2,80 metros e acima dessa viga de vão livre 2,80metros, tem uma parede de 2 metros de altura. Gostaria de saber se essa viga suporta o peso dessa parede mais o peso de parte do telhado? Digo parte do peso do telhado por que devemos lembrar que temos uma linha de madeira que divide a metade do meio de cada lado da casa e tbm segura parte do peso do telhado. Já via aqui que muitos falam sobre a regra que a altura da viga tem que ter 10% do vão e mínimo de espessura 12cm, mas para vigas que tem laje, porém a minha casa não tem laje e a viga é de apenas 10x25 conforme citado. Gostaria de saber tbm se esta viga está sobrando e se poderia ter sido uma menor espessura e altura.

    Infelizmente não tem como anexar imagens, pois preparei uma simulação da imagem do vão livre da sala para entenderem melhor a pergunta, caso tenha como anexar arquivos, posteriormente postarei as imagens.

    Att:

    Assis


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Viga Vão Livre de 2,80 metros sem laje

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 01 Nov 2014, 08:18
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Assis,

      É muito difícil para qualquer profissional dar opinião sem conhecer as particularidades do projeto e da obra como um todo. aparentemente esta viga está subdimensionada. Entrementes, quando é necessário trabalhar com dimensões mínimas em uma peça estrutural, compensa-se na armadura (ferragem) e no traço do concreto, no entanto, nada sabemos sobre estes outros componentes, bem como sobre os demais elementos estruturais como os pilares, fundações, solo, etc.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      assiscarvalhoo
      postou em Ter, 20 Jan 2015, 19:23
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Ah esqueci de dizer que a viga tem 4 ferros de 10mm com estribos de 20 em 20cm e ferragem dos estribos de 4,2mm. Eu tbm disse anteriormente que a viga tinha 10x25, e errei, pois a viga tem apenas 10x20 com a ferragem citada acima e vão livre de 2,80 metros e apenas uma parede de 2 metros sobre a viga, sem laje. Sei que precisam de vários detalhes, mas em geral uma viga dessas que citei acima e com esse vão livre matematicamente falando, suportaria que peso? Digo isso por que sabendo o peso que essa viga aguenta, calcularíamos o peso da parede citada e teríamos uma noção melhor. Inclusive vi um tópico onde fala sobre como compensar a questão da teoria dos 10% do vão livre. A viga já está feita infelizmente, porém nenhum sinal de selamento. Obrigado!


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural