Construção de um muro que no futuro será lojas e apto.

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
thejota
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 3:50 pm    Assunto: Construção de um muro que no futuro será lojas e apto. Responder com Citação

Terreno em frente a uma BR.
Largura = 13,75m

O pedreiro já fez besteira e o muro, além de fora de esquadro, já estava tudo errado, pois começou a construção após o acostamento, quando deveria ceder alguns metros de terreno. Fui hoje na Secretaria de obras do município e amanhã o fiscal ficou de ir lá para dizer até onde devo ceder de terreno para a estrada.
Quero ajuda na construção:

Pensei no seguinte; olhando da BR para frente do terreno:

À direita uma pilastra(?), o portão da garagem com 3m, outra pilastra e o portão de entrada com 1m, outra pilastra (assim, tenho 03 pilastras que não sei as medidas e mais os portões) a quantidade de metros que sobra, colocarei quantas pilastras? Temos que contar, também, com o acabamento envolvendo as pilastras, pois, principalmente o da pilastra entre os dois portões para não ficarem muito grudados (caso a pilastra seja pouco larga).

As pilastras devem ser reforçadas pois será futuramente quebradas as paredes e feita 2 lojas e em cima apartamento.

Agradeço a atenção.

thejota.

thejota
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2009 5:59 am    Assunto: Responder com Citação

Deram-me a seguinte sugestão:

Apenas um portão de garagem com o de entrada embutido. (3 metros)

Então seria:

Uma pilastra (40 cm)
O portão (3 m)
Outra pilastra (40 cm)
um vão de 4,57m
Outra pilastra (40 cm)
Outro vão de 4,57m
E finalizando, outra pilastra de 40 cm.

Isso beirando uma BR.
Perguntei ao sujeito se os caminhões e ônibus ao passarem não faria o muro tremer, e consequentemente, no futuro ir se danificando e fui informado que não abalaria nem o muro nemas lojas e o apto que construirei com essas colunas (derrubarei apenas as paredes do muro (4,57m).

Posso confiar, esse muro está bom, esse vão de 4,57m é seguro (meu teclado não tem interrogação).

Agradeço a atenção,
thejota.
Usuário Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 16, 2009 11:32 pm    Assunto: CONTRATE UM ENGENHEIRO. Responder com Citação

RESPOSTA: CONTRATE UM ENGENHEIRO!. Surprised
Nando
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 9:47 am    Assunto: Responder com Citação

Qual a altura do muro?

Não tem sentido fazer essas pilastras com 40 cm. Muito menos aproveitá-las depois para uma futura construção.
Links Patrocinados

thejota
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 11:19 am    Assunto: Responder com Citação

Nando escreveu:
Qual a altura do muro?

Não tem sentido fazer essas pilastras com 40 cm. Muito menos aproveitá-las depois para uma futura construção.

Não tenho grana, no momento para fazer minha casa e duas lojas, mas tenho que construir o muro na frente e nos fundos do terreno.
Como é de frente para uma BR, verifiquei na Secr. de obras qual é o recuo para se colocar um comércio na BR, e fui informado ser de 11m a contar do meio da estrada (o fiscal já fez a medição).
O muro seria como se eu já estivesse iniciando a construção das duas lojas.
O terreno tem de frente 13,75m. Colocarei uma garagem de 3m e um portão de entrada de 1m e colunas (não sei o nome correto) de 0,40m ou 0,30m e o restante do terreno, uns 13,75m dividiria com uma coluna e faria duas lojas.
Quer dizer, ficariam:
05 colunas de 0,40m = 2m;
Portão de garagem = 3m;
Portão de entrada = 1m;
Restante do terreno (13,75m) será dividido por uma pilastra que no futuro será a divisão entre as duas lojas.

Altura do muro = 2,20m + uma cinta de 0,30m. Total de 2,5m

Algo errado?

Meu pensamento é: Já que tenho que gastar, então já estou fazendo pensando no futuro. Talvez, construa a casa em cima das lojas. É possível? As ferragens serão 3/8.

Agradeço a ajuda e atenção,

thejota.
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 11:52 am    Assunto: Re: CONTRATE UM ENGENHEIRO. Responder com Citação

sandrocrespo escreveu:
RESPOSTA: CONTRATE UM ENGENHEIRO!. Surprised

Prezado colega Sandro Crespo,

Agradeço imensamente a sua ajuda e não posso negar que sua sugestão foi de grande valia, pois concordo ser o mais correto, afinal o valor pago a um Engenheiro ou Arquiteto é bem acessível aos bolsos da grande maioria dos brasileiros e, se já está difícil contratar os serviços de um Arquiteto para fazer a planta de minha futura casa, imagine para construir um muro (não que seja menos importante, mas se tiver que cair, que caia o muro).
Bom, é isso.
Peço que, se não puder ajudar ou até não tiver conhecimento para tal, que não atrapalhe, pois quando alguém se inscreve em um fórum e faz uma pergunta, ainda que idiota para quem é conhecedor do assunto, é por estar aflito e cheio de dúvidas, além de não ter um amigo, seja Engenheiro ou Arquiteto, para lhe ajudar e sanar as dúvidas.
Que Deus te proteja e ilumine. Um grande abraço,

thejota.
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas quero contruir um muro, como faço????? ERNANE Cálculo Estrutural 3 Seg Fev 09, 2009 6:52 pm
Por robmag
Não há mensagens novas Como fazer um muro de arrimo jose claudio m de barros Softwares 1 Seg Jul 26, 2010 7:40 am
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Custo aproximado de um muro de arrimo. rall.menezes Discussões Gerais 3 Qua Jun 16, 2010 5:01 am
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Preço aproximado de um muro de contenção Robson Parreira Discussões Gerais 1 Ter Mar 02, 2010 2:22 pm
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Engenheiro Civil Futuro? Samuel Silva Ruela Discussões Gerais 1 Qua Ago 19, 2009 11:14 am
Por Samuel Silva Ruela
Não há mensagens novas posso construir o muro do quintal em ... fórum Discussões Gerais 1 Seg Abr 07, 2008 12:20 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Construção de muro em bloco de concreto fórum Cálculo Estrutural 2 Qua Out 24, 2007 10:54 am
Por jwzr
Não há mensagens novas construção e impermeabilização de mur... fórum Discussões Gerais 6 Qua Out 07, 2009 9:52 am
Por mottarj