Dúvida - Revestimento de paredes


Responder Mensagem

Dúvida - Revestimento de paredes

rfsantos73
postou em Sáb, 28 Jan 2017, 10:03
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá,

    Estou planejando uma pequena reforma e surgiu uma dúvida com relação à viabilidade em se executar um revestimento de plaquetas de tijolo maciço nas paredes.

    Trata-se de um apartamento em prédio antigo, com 50 anos aproximadamente, e para o qual não consegui documentação de projeto de estruturas para consulta.

    A idéia seria revestir duas paredes com 3,80m de comprimento (cada) por 2,70m de altura com este material, que seria assentado diretamente na parede existente através de argamassa colante.
    Uma delas certamente está apoiada nas vigas do edifício, porque está na borda. A outra está no lado oposto do apartamento, razão pela qual creio eu que também haja uma viga nesta posição.

    Pelas minhas contas, a sobrecarga devido a cada uma destas paredes seria de aproximadamente 340 kg, resultando em uma força de aproximadamente 90kg por metro linear.
    Fiz as contas considerando os 150kg/m² da laje, pelas áreas de influência aparentemente não teria problema...porém como a carga está concentrada nesses dois alinhamentos, estou um pouco receoso em liberar a execução deste revestimento.

    Aguardo vossos comentários. Muito obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    grayol
    postou em Qua, 08 Fev 2017, 21:48
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      Olá,
      Olá

      Estou planejando uma pequena reforma e surgiu uma dúvida com relação à viabilidade em se executar um revestimento de plaquetas de tijolo maciço nas paredes.

      Trata-se de
      Adoro orações sem sujeito
      um apartamento em prédio antigo, com 50 anos aproximadamente, e para o qual não consegui documentação de projeto de estruturas para consulta.
      Assim, se a pergunta for estrutural, a minha resposta como engenheiro é "não há como se supor qualquer coisa estrutural sem projeto estrutural"

      A idéia seria revestir duas paredes com 3,80m de comprimento (cada) por 2,70m de altura com este material, que seria assentado diretamente na parede existente através de argamassa colante.
      Uma delas certamente está apoiada nas vigas do edifício, porque está na borda. A outra está no lado oposto do apartamento, razão pela qual creio eu que também haja uma viga nesta posição.

      Ta aí, pergunta de acréscimo de carga em estrutura desconhecida. Não há como se supor nada.

      Pelas minhas contas, a sobrecarga devido a cada uma destas paredes seria de aproximadamente 340 kg, resultando em uma força de aproximadamente 90kg por metro linear.
      Pesadinho. Para tal carga e com mesmo peso de concreto (!!), são aproximadamente 5,5cm de espessura.

      Fiz as contas considerando os 150kg/m² da laje,
      Laje bem leve esta. Se fosse maciça, teria 6cm, o que é 33% menor que o mínimo possível para uma laje de piso que não esteja em balanço.

      pelas áreas de influência aparentemente não teria problema...
      Faz sentido.

      porém como a carga está concentrada nesses dois alinhamentos, estou um pouco receoso em liberar a execução deste revestimento.
      Idem

      Aguardo vossos comentários.
      Vamos pelo óbvio: se não houver viabilidade estrutural no acréscimo da carga, este não deverá ocorrer. Como não sabemos como é a estrutura atual, não há como informar nem se ela suporta o peso próprio, muito menos um acréscimo na carga.

      A carga é pequena, considerando a estrutura em si. Mas não há como se assegurar de nada sem o projeto estrutural.

      A grande maioria das pessoas ignora isto e segue em frente. Na grande maioria dos casos, dá certo. Nem que seja por um tempo. Risco. Negligência. Eike Batista era o gênio nestes temas. Mas veja só... a casa caiu



      Muito obrigado!
      De nada


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural