Qual fundação usar???


Responder Mensagem

Qual fundação usar???

rsilveira
postou em Qua, 07 Out 2009, 11:47
Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

    Olá

    gostaria de saber quais tipos de fundação podem ser utilizadas e quais não para um terreno com SPT variando de 5 a 10, impenetrável a uma profundidade de cerca de 7,5m e com nível d'água variando entre 1,5 a 2,5m de profundidade??

    Grato,
    Rodrigo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Qual fundação usar???

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 07 Out 2009, 17:36
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro RSilveira,

      A definição do tipo de fundação é analisada a partir do projeto de arquitetura, do tipo de edificação, bem como para qual função se destina, cargas, número de pavimentos, etc. Se você puder informar estes dados, ficará mais facil obter alguma ajuda.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 15:57, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Eugênio Vicente Ferreira
      postou em Qua, 07 Out 2009, 19:33
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Prezado RSilveira,

        Concordo com as observações do Arq. IsaacdeCristo, projeto para fundação está diretamente relacionado a capacidade de suporte do solo e o tipo de carregamento projetado sobre ele.

        Atenciosamente.

        _________________
        Eng. Eugênio
        Email: evf.engenharia@web2go.com.br
        Projetos Estruturais em concreto, aço e
        madeira.

        robmag
        postou em Seg, 12 Out 2009, 14:51
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

          Prezado rsilveira,

          Supondo o melhor caso em termos de carregamentos, que é o de construção de uma residência térrea, primeiramente deve-se verificar se ela ficará inteiramente ou em parte sobre este solo "impenetrável".

          Se o tipo de fundação adotado for estaca, seu fuste deverá ser armado, trabalhando como se fosse um pilar.

          _________________
          Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
          Programador LISP para AutoCAD
          www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
          robertomagnani@uol.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Qual fundação usar???

          Valdir
          postou em Seg, 12 Out 2009, 23:30
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Antes de mais nada muito obrigado pelo espaço, considerando que estou deveras em dúvida sobre se construo.
            Moro em Belém e em conjunto com minha mãe desejávamos construir em seu terreno só que o projeto emperra sempre com algumas dúvidas. Alguns engenheiros levantaram a hipótese de construir com RADIER. Tenho muitas dúvidas a respeito de construção...
            Características do empreendimento :
            1- Encontramos terreno firme somente à 27 metros de profundidades, terreno muito alagado;
            2- O piso seria uma grande área livre de 6 x 30m
            3- O primeiro apartamento teria em torno de 150 m2;
            4- O segundo apartamento possui as mesmas medidas do primeiro;
            5- O terraço seria feito apenas uma grande área em laje para lazer...
            Minha dúvida principal seria com relação ao gasto aproximadamente com o radier, espessura de concreto e quantidade de cimento, concreto e ferro para se ter uma obra segura. Quais as outras opções para a fundação e se o radier é o melhor custo/beneficio...
            Minha intenção aqui é de ter apenas noção de viabilidade da construção. Não estou querendo nenhuma previsão exata muito menos um projeto. Apenas temos receio de não ter condições de terminar a obra o que geraria para mim uma série de aborrecimentos.
            Houve várias surpresas, principalmente quanto aos valores de projeto, como;
            Projeto arquitetônico (440 m2) > R$ 3.500,00
            Proj. de fundação > R$ 4.800,00
            Proj. elétrico > R$2.400,00
            Proj. hidráulico > R$ 2.400,00
            E ainda faltam as taxas de CREA , Prefeitura, dentre outros licenciamentos. Estou imaginando em torno d R$20.000 só de projetos e taxas... Será que vale a pena construir ? O engenheiro e o arquiteto disseram que seria um investimento aproximado de R$ 300.000,00, sem inclusão do RADIER. Está dentro do esperado ?
            Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos...


            ***[/quote]


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural