Controle Gerencial


Responder Mensagem

Controle Gerencial

BRUNO SOARES DE CARVALHO
postou em Seg, 06 Set 2010, 20:49
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Atualmente, muitas empresas construtoras utilizam ferramentas de controle gerencial para manterem a matriz atualizada sobre o desempenho de suas obras.

    Desta forma podem de certa maneira "enxergar" o que esta ocorrendo na obra atraves da compilacao de dados coletados e tratados adequadamente, gerando um analise que possibilita ao gestor de contratos da construtoras tomar as acoes cabiveis a cada caso.

    Mas para a execucao deste controle gerencial quais sao as ferramentas basicas para quem nunca trabalhou com isso e pretende iniciar este trabalho?

    Muitas sao as ferramentas existentes para a realizacao destes controles, mas creio que com 03 ferramentas basicas o construtor ja consegue dominar os numeros de sua obra.

    Estas ferramentas sao:
    1) Controle fisico e financeiro: A partir do orcamento e do planejamento da obra deve se realizar o cruzamento de informacoes entre o previsto e o realizado tanto no ambito fisico (atrasado ou adiantado) como no ambito financeiro (lucro ou prejuizo).

    2) histogramas de material, mao de obra e equipamentos: O histograma eh uma ferramenta similar ao cronograma porem ao inves de lancar todas as atividades ao longo do tempo, sao lancados itens especificos. Neste caso sugiro realiza-lo para os itens principais (leia-se maior peso no orcamento) de materiais, mao de obra e equipamentos.
    Com a utilizacao destes histogramas se podera realizar, por exemplo, um planilha de desembolso financeiro, que acaba sendo muito util para avaliacao do fluxo de caixa da obra.

    3)Indice de valor agregado (tambem chamado de earn value management - EVM): Para se desenvolver o indice de valor agregado eh necessario a premissa de se ter clareza na definicao do escopo, para que o valor encontrado nao disvirtue a realidade.
    O conceito basico do valor agregado eh por definicao o valor que indica a parcela do orcamento que deveria ser gasta considerando-se o trabalho realizado ate o momento e o custo da linha base para a atividades em questao. Ou seja o quanto do que foi gasto ate entao realmente carrega de valor ao seu projeto.

    Para maiores informações visite meu blog engenhariacivilpcp.blogspot.com

    Um abraco
    Msc. Eng. Bruno Carvalho


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael Coni
    postou em Qua, 22 Set 2010, 23:35
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Bruno,

      Estou formatando o modelo do balancete de obras da empresa onde trabalho.
      O balancete atual é bastante complexo e minha intenção é simplificá-lo, porém sem que as principais variáveis deixem de ser computadas. Controlamos por centro de custo (fundação, estrutura, etc.) e estou pensando em controlar por grupos de insumos (materiais, mo, impostos, serviços, fretes, equipe técnica, etc.).
      Como provisionar despesas como férias, 13o, e despesas que dependem por exemplo do tempo de cada funcionário na obra...

      BRUNO SOARES DE CARVALHO
      postou em Seg, 27 Set 2010, 14:07
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        Prezado Rafael,

        Normalmente o provisionamento deste tipo de despesa (13 salario, férias, engenheiro residente etc) são custos obrigatórios e que não se tem uma natureza clara para se alocar o recurso nos diferentes centros de custos. Porém todos os custos devem entrar no controle da obra.

        Irei chamar como despezas indiretas horas extras, férias, 13 salário, Vale transporte, etc...

        A forma mais fácil para o seu problema, seria criar um centro de custo de despezas indiretas e este tipo de custo entra nesta lista que inclui tudo aquilo que não se consegue quantificar como serviço para o seu cliente.

        Por exemplo:
        A execução de uma alvenaria é um serviço que agrega valor para seu cliente e nele inclui-se (m.o. com horas normais, materiais e equipamentos) ou seja a compra ocorre de forma direta

        Vale transporte, alimentação, 13 salario, férias etc... seu cliente não compra de você esses itens diretamente. Pois para o cliente isso não agrega valor, mas são despezas obrigatórias portanto ele compra de forma indireta.

        Um abraço
        Bruno Soares de Carvalho


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais