ESTE CÁLCULO ESTÁ CORRETO?


Responder Mensagem

ESTE CÁLCULO ESTÁ CORRETO?

MARCIO MELO
postou em Ter, 08 Mar 2011, 17:50
Usuário Novato | Mensagens: 2

    OLÁ A TODOS,EU TENHO UMA DÚVIDA E GOSTARIA DE TIRÁ-LA COM VOCÊS SE FOR POSSIVEL.
    SE EU TENHO UMA COLUNA DE 20 CM X 20 CM E USO UM CONCRETO DE 25 MPA COM A FERRAGEM CORRETAMENTE ESPECIFICADA POR ENG.CALCULISTA E DENTRO DAS NORMAS, O RESULTADO DE RESISTÊNCIA À GROSSO MODO SERIA: 20 X 20 X 25 X 10.19 KGF = 101.900 KG DE SUSTENTAÇÃO DE PESO OU A FÓRMULA TEM OUTRAS VARIÁVEIS QUE SÓ ENGENHEIRO TERIA CONHECIMENTO? DIGO ISTO POIS SOU LEIGO EM ENGENHARIA, MAS GOSTO DE MATEMÁTICA E OBSERVO MUITO E APRENDO BASTANTE AQUI COM VOCÊS.OBRIGADO E SE PUDEREM TIRAR ESTA DÚVIDAS FICAREI MUITO AGRADECIDO.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Ter, 08 Mar 2011, 19:37
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      O cálculo está correto do ponto de vista da física e matemática: uma pressão unitária (neste caso afetada por coeficiente adequado para alterar a unidade de medição do resultado de MPa para kgf) multiplicada pela área influenciada resulta na força total atuante.
      Entretanto, tal resultado de nada serve (nada significa, na prática) para uma avaliação no campo das estruturas: existem muitos outros conceitos envolvidos num simples cálculo de compressão centrada, que é a mais grosseira das possíveis avaliações de capacidade portante de um pilar. Pergunte-se:
      Qual a influência da armadura na capacidade portante da coluna?
      É conveniente levar a coluna a trabalhar com uma tensão igual à tensão resistente caracteristica do concreto utilizado?
      Qual a influência da geometria da coluna na sua resistência?
      Qual a influência da esforços transversais à coluna?
      Etc...
      Aconselho que consulte um livro sobre estruturas (existem muitos textos gratuitos na internet, inclusive), após o que, por certo, compreenderá melhor o assunto.
      Boa sorte.

      Comprimento de flambagem - Estruturas - Pilares

      IsaacdeCristo
      postou em Qua, 09 Mar 2011, 07:08
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Márcio,

        Há muitas outras variantes, inclusive as demais peças da estrutura e a altura do pilar ou comprimento de flambagem. Só para você ter uma idéia deste último fator, considerando a mesma seção citada, imagine qual pilar teria mais resistência: um com altura de 3,0m ou outro de 9,0m? Intuitivamente percebe-se que o pilar com menor altura é mais resistente, pois o mais alto tende a se "dobrar" ao receber uma carga.

        Outro exemplo simples é: Considere uma barra de ferro de Ø12.5mm (diâmetro 1/2"); Corte-a com um comprimento de 30cm, coloque-a verticalmente sobre uma base e tente aplicar um esforço vertical de compressão com uma das mãos sobre sua extremidade superior. Provavelmente você não conseguirá. Agora imagine se ela tivesse 300cm (3,0 metros) - Claro que você conseguiria envergá-la sem muito esforço.

        Perceba então com isso, que o pilar se comporta muito diferentemente em sua capacidade de receber esforços, a depender de seu comprimento.


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 11:43, num total de 1 vez
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Paulo R Caravellas da Cal
        postou em Sex, 18 Mar 2011, 12:40
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

          O que voce descreve é um pilar maciço, por exemplo um pilar "baixinho" e "largo" , isto é um pliar sem efeitos de segunda ordem, sem flambagem.

          Conforme o pilar fica mais alto, mais fino e mais carga e também depende da sua fixação (engastamento) , aparece efeitos de segunda ordem, (além da pura compressão), flambagem ou seja o pilar fica "flexível" , entorta e não suporta a carga desejada.

          Solução : No caso de concreto, armar o pliar , isto é, colocar aço no interior do concreto para resistir aos efeitos de tração. o concreto é bom para resistir a efeitos de compressão e o aço a tração.

          A idéia geral é essa. Procure literatura, que o assunto é empolgante.

          Estude o assunto, voce vai gostar.

          _________________
          Eng. Caravellas da Cal

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Cálculo Estrutural