Alex Barreto Cypriano
- postou em Qui, 26 Mai 2011, 08:11
- Usuário Nível 3 | Mensagens: 137
Calebelr
Aí, mlk, belê?
Tá ligado que a parada é nervosa, e o meio ambiente tá pegando! Ó: recicla a tranqueira que dá (blocos, tijolos, telhas, etc, moídos voltam como inerte para emassamentos, entendeu?). Mas xow é quando se faz tudo pra não desperdiçar desde o projeto (fazendo projetos modulares, que evitem pequenos arremates, cortes e improvisações; usando materiais já reciclados, como caixas de passagem de elétrica; caraca, meu, é difícil pacas!), e se pintar um restinho, mandar pro lugar certo (recicladores de plástico, metal, vidro, papel).
Mas, acaso você me perguntasse qual a minha opinião sobre o assunto, eu diria que a preocupação com desperdício em obras é uma tolice da moda, inteiramente advinda dos grupos de eco-chatos maoístas, que querem impor suas estranhas ideologias a todos, ou daqueles malandros oportunistas que vivem de distribuir certificados de excelência. Ora, o desperdício é inerente à uma atividade da construção civil (do puxadinho à hidrelétrica) na qual o que é produzido é feito sob medida, caso a caso; muito ao contrário dos verdadeiros processos industriais, onde o mínimo é levado em conta por que se produz sempre o mesmo - o modelo ou tipo - em infindáveis repetições, com poucas variações calculadas e controladas). O que se chama indústria da construção civil é apenas o conjunto dos produtores de ítens industrializados empregados na construção e não os construtores em si, que são prestadores de serviços.
Mas, é claro, você não me perguntou, e eu não respondi o que escrevi acima.
Abraço e boa sorte.