Dúvida sobre calculo de baldrame


Responder Mensagem

Dúvida sobre calculo de baldrame

JONATAS.FISCHER
postou em Ter, 19 Jun 2012, 18:53
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá amigos.

    Estive conversando com um construtor fim de semana que tem mais de 30 anos de experiencia. Pedi algumas ifnormações para ele e fiquei com algumas dúvidas.

    Ele me falou que sempre constroi o baldrame com 15x45. Eu pesquisei no mercado se achava estribo pronto para esse tamanho, mas não acho em lugar nenhum, no máximo eu encontro 15x27.
    O caso é que esse tamanho de viga é utilizado em casas térreas com laje e ele adiciona uma sapata de 100x100x40 em cada emenda dos baldrames com 3 a 5 espigas em cada uma , isso deu uma média de 10 sapatas para cada 70m2.

    Eu achei um pouco exagerado, mas não tenho nada que me explique se isso é normal, ele disse que nenhum engenheiro reclamou até hoje e que ele prefere pecar pelo excesso do que pela falta... mas é meu bolso que está pagando isso Very Happy.

    Então a pergunta, onde consigo alguma informação sobre como calcular esses baldrames ?

    Com certeza não vou decidir o tamanho antes de consultar um engenheiro, mas não quero correr atrás do engenheiro se isso for normal.

    Obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dúvida sobre calculo de baldrame

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 20 Jun 2012, 09:26
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Jonatas,

      A determinação de uma estrutura passa por análises que envolvem o projeto de arquitetura, os materiais utilizados, as características do solo, entre outras tantas variáveis. As peças estruturais indicadas em seu relato podem ser insuficientes, suficientes ou exageradas para a sua edificação. Você evitará despesas desnecessárias e garantirá a segurança de sua família ou de outros usuários do imóvel e também a segurança de seu investimento, pagando apenas os honorários de um profissional. Para isso o mais economicamente indicado é a contratação de um estruturalista.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural