Viga Baldrame


Responder Mensagem

Viga Baldrame

Karl Herrmann
postou em Ter, 25 Mai 2010, 14:42
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Por favor, estou com uma dúvida!
    Estou construindo um sobrado e o pedreiro rasgou na viga do alicerce duas passagens para canos de pia. Rasgou a viga baldrame (20X30CM) em dois lugares,uns 3 metros de distância um do outro. Fiquei assustado e ele tentou me tranquilizar dizendo que não rompeu a viga, chegou mais ou menos na metade da largura desta, que não cortou nenhum dos 4 ferros de 3/8 usados na armação e que fechou o buraco com massa forte de cimento e areia.
    Assim sendo, pergunto: Posso ficar tranquilo? Será que a resistência foi rompida?
    Se foi o que fazer??

    De maneira geral o alicerce está bem feito. Como o terreno tem um declive de um metro e meio mais ou menos, usamos sapatas maiores e colocamos algumas brocas a mais. Nesta parte mais acentuada do declive, não será usado aterro, faremos uma laje, como piso.
    Os dois rasgos para a passagem da tubulação ficam nesta parte do alicerce na qual usaremos a laje como aterro.

    Grato

    Karl


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Viga Baldrame

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 25 Mai 2010, 20:45
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Karl,

      Não é correto fazer alterações da seção de uma peça estrutural, mas pra se saber se há ou não risco, só é possível e com a segurança que o caso requer, vendo a obra em seu conjunto. Para isso leve um profissional até o local para proceder com a devida análise.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais