Caixa de Gordura especial para Supermercados


Responder Mensagem

Caixa de Gordura especial para Supermercados

luislhss
postou em Sex, 29 Jun 2012, 17:55
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Boa noite a todos,

    Tenho uma questão sobre caixa de gordura especial que muito me atormenta. A norma ABNT NBR 8160 diz que para a coleta de mais de 12 cozinhas, ou ainda, para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartéis, etc, devem ser previstas caixas de gordura especiais.

    Até ai tudo bem, como eu trabalho fazendo projetos de supermercados, toda a minha rede que passa por preparos, padaria e restaurante vai para caixa de gordura, o problema é que não tem definido na norma como fazer esse calculo pra esse tipo estrutura, a não ser a parte do restaurante. Para obter um calculo plausível eu calculo o número de funcionários nesses locais com 1 pessoa por metro quadrado, um exemplo pratico, se eu tiver a soma dessas áreas 700m², então 700/5= 140funcionários e então multiplico por 80 equivalente a 80 litros por funcionários (140x80=11.200 litros), nesse ponto eu considero que apenas 80% do consumo irá para rede de esgoto, onde 80% de 11.200 equivale a 8.960litros, a questão que esse ainda é um volume muito grande para caixa de gordura onde praticamente vira uma fossa.

    Se em outro caso eu utilizar a formula da norma [V = (2 x N) + 20], o volume ficaria muito pouco [V = (2 x 140) + 20]= 300litros, considerando dois turnos 600litros.

    Gostaria que algum conhecedor do assunto pudesse me orientar qual a forma mais eficiente de poder fazer esse calculo para caixa de gordura especial para supermercados


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Instalações Prediais