- EngTAG
- postou em Qui, 06 Set 2018, 10:30
- Usuário Novato | Mensagens: 1
Bom dia, estou com a mesma dúvida sobre as dimensões mínimas das caixas de inspeção.
Ao contrário do que falaram anteriormente, as caixas de inspeção não são dimensionadas acordo com a necessidade de esgotamento da edificação. A NBR 8160 apenas cita as dimensões mínimas das caixas de inspeção, que são de 0,6x0,6m e a altura máxima de 1,0m (acima de 1,0m deve-se usar poços de visita). Porém, as caixas de pvc vendidas não cumprem esse requisito, são bem inferiores inclusive, e já vi até mesmo caixas de alvenaria projetadas com 50x50cm.
Cheguei a ligar na central de atendimento da TIGRE para tentar entender porque o produto deles não atende a NBR nesse requisito e o que me falaram é que realmente a caixa deles não tem 60cm e que eu precisava entrar em contato com a Companhia de Saneamento pra tirar essa dúvida.
Aparentemente essas caixas de PVC funcionam bem para pequenas edificações, minha dúvida é se ao usá-las eu posso ter problemas com eventuais vistorias do CREA ou da Companhia de Saneamento por não atender os requisitos da norma.