Bruno escreveu:almirsp3 escreveu:Bruno escreveu:Olha Almir, eu já testei alguns poucos grátis que não me agradaram muito não.
Se for pra gastar pouco, o que eu vi do Multcalc me agradou muito. Não acho que vá achar mais barato que ele...
Abs,
Bruno,
Olhei no google o software Multcalc e observei que ele atende ao que eu necessito, mas como, nesse projeto estrutural que mencionei, não tenho mais tempo para apreender o programa fazer todos os cálculos, detalhamento das armaduras, quadro de ferros, etc...., gostaria que você respondesse as indagações que postei no nosso forum E-Civil.
Se você não se importar, mandarei algumas mensagens sobre minhas dúvidas para seu e-mail.
Meu login almisp3 e
email - almirsp3@yahoo.com.br
Oi Almir, recebi seus e-mails e assim que possível responderei todos eles nos seus respectivos tópicos para que sirvam também de consulta futura a quem precisar.
Vamos ver se entendi seu caso neste tópico: você, engenheiro civil calculista, está trabalhando "na mão" em um projeto, já fez o 1o pavimento mas necessita fazer os outros, é isso mesmo?
Neste caso você tem 2 opções: ou termina o projeto "na mão", tentando usar o que já fez nesse pavimento para aproveitar em outros assim ganhando um pouco de tempo; ou utiliza um software nem que seja para calcular somente o que falta - esta última opção tenho certeza absoluta que será mais rápida. Não precisa usar o software para modelar toda a estrutura, pode usar somente para alguns cálculos e depois "juntar tudo na mão", não é a operação mais recomendada do ponto de vista da qualidade do projeto mas com certeza será melhor do que fazer tudo a mâo (ou no mínimo igual).
Agora uma pergunta bem besta: quando você diz que calculou o 1o pavimento, agora você vai calcular o térreo, depois fundação e parou por aí né? Ou por acaso você calculou um pavimento e agora tem que calcular o acima deste?
Abs,
Bruno,
Sou engenheiro civil aposentado. Fui estagiário de projeto estrutural na época da faculdade. Como sempre gostei do cálculo estrutural, quando estava na ativa, fiz um curso de pós-graduação em estruturas.
Tenho 3 imóveis e comprei mais um imóvel que estou reformando. O primeiro pavimento será apenas na área a ser construída nos fundos da edificação. Na ampliação da área frontal e lateral esquerda não haverá pavimento superior. Fiz o projeto estrutural e todos os cálculos manualmente da área a ser reformada. Não tenho nenhum software porque não trabalho profissionalmente como projetista de estrutura. Apenas projeto, cálculo e executo meus projetos.
Calculei todas as vigas, pilares, sapatas e algumas dúvidas surgiram por isso que postei no E-Civil para os colegas me ajudarem.
Tenho algumas dúvidas no detalhamento das sapatas excêntricas e suas vigas de equilíbrio, além da laje inclinada nervurada que pretendo ampliar a largura da sala em 70 cm, porque haverá a demolição de uma parede da sala, após a execução de toda a estrutura, obedecendo todas as normas de concretagem, escoramento e cura do concreto, após os 28 dias. Dos que postei no nosso forum esses dois são os principais na execução da obra.
A obra já está em em andamento, em virtude disto estou contornando com outros serviços até que eu tenha uma solução para esses 2 impasses.
Quanto a forma de cálculo que utilizei foi a mais prática possível. Por exemplo, em um edifício de 15 andares, calculamos o pavimento-tipo, ou seja, as lajes, suas sobrecargas, peso próprio, reações que transmitem para vigas, etc... e por conseguinte as vigas, reações das lajes que apoiam, peso próprio, peso de alvenaria, etc... em seguida, as cargas dos pilares pelas reações de apoio que suportam, peso próprio, etc..., e finalmente as fundações pelas cargas dos pilares e peso próprio, levando em consideração a tensão admissível do terreno e as peculiaridades do projeto.
Acredito que com o software a estrutura é calculada em pórticos, conjuntos de vigas, pilares e fundações. Como os esforços solicitantes serão menores, as seções de concreto e aço seguem a mesma proporcionalidade, resultando em uma grande economia.
Trabalhei no projeto, visando a praticidade e segurança. Por exemplo: calculei as vigas que suportam lajes de piso e as considerei como iguais as vigas de cobertura que são menos solicitadas.
Aguardo suas orientações e sugestões.