Encunhamento de Alvenaria


Responder Mensagem

Encunhamento de Alvenaria

rodrigo10fonseca
postou em Qui, 26 Jul 2012, 16:24
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde galera,

    Aí vai minha dúvida:

    Tem algum problema em fazer encunhamento de alvenaria de lajotas utilizando CAL HIDRATADA na argamassa? Pode haver alguma reação desta cal com ferragem de viga? Me foi perguntado isso e eu não soube responder.

    Muito obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Sáb, 28 Jul 2012, 15:27
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Rodrigo,

      Não procede. Os pilares (que assumem maior resposabilidade no conjunto) também estariam em risco sob esta lógica. O cobrimento mínimo das armaduras tem a função de protegê-las de agentes externos. Um pequeno arame recozido de constituição exposto oferece muito mais risco e é por isso que hoje se utiliza espaçadores plásticos no lugar espaçados de concreto amarrados com arame.

      Abraço,

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Dom, 29 Jul 2012, 10:16
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        rodrigo10fonseca
        O encunhamento da alvenaria serve para travar o painel de vedação ao longo da face inferior de vigas ou lajes. Tal pode ser conseguido pela colocação de argamassas com aditivos expansores (quando o espaço entre alvenaria e peça estrutural for diminuto) ou pelo assentamento de tijolos inclinados, à guisa de cunha. A cal hidratada (um aglomerante como o cimento) tem a vantagem de aumentar a plasticidade de argamassas mas, como desvantagens, suas argamassas são menos resistentes e podem sofrer os perigosos murchamentos (redução de volume sob compressão). Ou muito me engano, ou o encunhamento para ser efetivo, não poderia sofrer tal fenômeno, que diminuiria sensívelmente o travamento do painel.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais