Casa pre fabricada x alvenaria


Responder Mensagem

Casa pre fabricada x alvenaria

karinamadd
postou em Ter, 12 Ago 2014, 20:33
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Ola a todos,o engenheiro que vai fazer meu projeto me deixou com uma duvida imensa,pois eu ja estava com tudo em mente para fazer uma casa por volta de 60m em pinel de bloco termo acustico,os motivos seriam o preço e rapidez.Essa casa na empresa que contactei ficara no valor de 43.000,no ponto para eu dar o acabamento.Só que hj ele veio me dizer que em alvenaria eu faço mais barata e com a mesma rapidez.Segundo ele eu vou gastar em torno de 3000 tijolos na casa toda e um pedreiro levanta 300 tijolos por dia,portanto seriam 10 dias.Segundo o calculo dele eu gastaria em torno de 20.000 reais para fazer a mesma casa em alvenaria.Esta certo isso?
    Obrigada.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Alvenaria x Pre-fabricada

    bernardo.barroso
    postou em Ter, 12 Ago 2014, 21:46
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Cara, fiquei intrigado com sua questão. Vou lhe responder como leigo que sou. Eu creio que a conta não é tão simples assim. Não sei se passa dos 43k mas certamente não fica apenas em 20k. Pra começar, 1 pedreiro não assenta 300 tijolos dia. Pode até ser que, nos dias bons, com um ajudante ou mais, que faça a massa e carregue os tijolos, pode ser que até na quarta fique nessa média. Mas chegou na sexta, jamais ficará.

      O que estou querendo dizer: o principal problema é quem irá gerenciar a mão de obra. Se for você mesmo, pode até ser que você economize bem, mas vai ter muita dor de cabeça. Isso se o camarada não te abandonar e você ficar no meio do caminho e sem mão de obra.

      Levantamos uns cômodos aqui em casa recentemente, e passei por tudo isso. No fim amargamos um prejuízo de cerca de 10k e cheio de detalhes mal feitos ou inacabados.

      Queria ter escutado o amigo meu que ofereceu esse serviço de gestão da obra. Ele faz gerenciamento de obras em BH e região. A empresa chama Eplantec (eplantec.com). Se quiser uma segunda opinião, eu recomendo. O tel dele é (31) 9688-4688

      Abraços e boa sorte!

      karinamadd
      postou em Qua, 13 Ago 2014, 13:59
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Pois é,meu "medo" é exatamente esse,pois não achei um pedreiro que trabalha por empreitada,todos eles querem receber por dia,aqui onde eu moro a diaria esta por volta de 100 , 120 reais mais o servente que cobra entre 50 , 60 reais por dia.Fazendo as contas como o engenheiro me mostrou parece bastante vantajoso,mas é isso que você disse na sexta sai mais cedo,na segunda tem a ressaca,sendo que a casa pre fabricada em 50 dias esta montada,faltando somente o acabamento interno.Tem a desvantagem tambem que se eu quiser daqui uns anos ampliar uma sala ou qualquer coisa não posso.Eu hj vou deixar a planta para um mestre de obra anlizar e ver por quanto ele faz e em quanto tempo,depois eu posto aqui o resultado.

        bernardo.barroso
        postou em Qua, 13 Ago 2014, 15:30
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Pois é, essa parte da mão de obra é bem complicada. Se fosse pra começar de novo, mesmo sabendo que ia gastar mais, eu topava, pois uma obra sem dor de cabeça não tem preço! Um amigo nosso, que trabalha em um dos fornecedores que nos atenderam, disse que 100% dos clientes dele estão com problemas com suas obras.

          Uma alternativa que pretendo explorar numa nova oportunidade é casa toda de madeira. Não sei se pode ser aplicada no seu caso, mas se puder, acho que vale a pena conferir, pois essa sim é uma obra rápida, e o preço nem está tão distante do concreto nosso de cada dia, além de trazer um resultado bem interessante.

          Vi em um site que trabalha com isso uma promoção: toda a madeira necessária para a construção de uma casa de 110m² por 65mil. Claro que te outros gastos, e as particularidades que precisam ser vistas, mas pelo resultado, tendo em vista uma proximidade dos orçamentos, penso que pode valer muito a pena...

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Casa pre fabricada x alvenaria

          IsaacdeCristo
          postou em Qui, 14 Ago 2014, 10:18
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezada Karina,

            Como você ficou pé atrás e como também confirmou o Bernardo, a "conta" não é tão simples assim, nem para o valor da obra, tampouco para o tempo de execução. O custo médio de construção em Junho/2014 foi de R$891,73/m², sendo R$ 489,58, relativos aos materiais e R$ 402,15 à mão de obra (fonte IBGE/CEF/SINAPI).

            Se considerarmos uma casa com área de 60,00m², teremos:

            Materiais: 60 x 489,58 = R$29.374,80
            Mão de Obra: 60 x 402,15 = R$24.129,00
            Total: R$53.503,80.

            Para o valor da obra há que se considerar pelo menos o padrão de acabamento, que pode fazê-lo mudar sensivelmente:

            R$550,00/M² - ACABAMENTO MÍNIMO;
            R$650,00/M² - ACABAMENTO BAIXO;
            R$890,00/M² - ACABAMENTO NORMAL;
            ACIMA DE R$1.200,00/M² - ACABAMENTO FINO/ALTO/LUXO.

            Claro que há outros tantos fatores que podem mudar o valor de uma obra, pra se ter uma ideia, é possível encontrarmos determinados pisos, cujo metro quadrado custa cerca de R$600,00, enquanto outros podem custar apenas R$10,00, e este é apenas um exemplo de acabamento que pode fazer o valor do metro quadrado de uma obra saltar de R$900,00 para R$1.500,00 por metro quadrado.

            Quanto ao tempo de execução, com certeza o pré-moldado é mais rápido, mas considerando que o acabamento não está incluso na proposta citada, é necessário verificar bem, antes de fechar negócio.

            Boa sorte!

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais