- edmarferreirajr
- postou em Sex, 03 Ago 2012, 19:32
- Usuário Nível 3 | Mensagens: 107
Caro Clebson,
Seja bem vindo e faça de sua participação aqui uma constante.
Quantos às dúvidas que você tem, eis o que penso a respeito:
Empresas sérias procuram por profissionais sérios e competentes, que saibam resolver problemas e que tenham iniciativa empreendedora. É o profissional que será avaliado, não a instituição que o graduou. Embora tenha me formado por uma escola pública, jamais me questionaram sobre isso no mercado.
Os números são muito diferentes e oscilantes, mas em média, estima-se no Brasil uma demanda não atendida de aproximadamente 20.000 engenheiros por ano. Mas engenharia civil, assim como arquitetura, é um campo profissional atrelado ao desenvolvimento econômico e seu rítimo de crescimento. Se nossa economia continuar no rumo em que esta, as perspectivas serão muito promissoras nos próximos 10 anos. No entanto, é necessário lembrarmos que após o milagre econômico da década de 1970 nossa economia entrou em uma forte recessão, e o mercado para engenheiros despencou vertiginosamente na década seguinte.
Os salários variam de acordo com a região do país e o porte da empresa. Mas a profissão de engenheiro civil (assim como a de arquiteto) possui um salário mínimo profissional assegurado por lei federal (06 salários mínimos por jornada de 06 horas e 8,5 por jornada de 8 horas) e empresas de maior porte, geralmente respeitam essa lei, muito embora seja recomendável que o profissional iniciante não alimente expectativas a esse respeito. Algumas prefeituras, por exemplo, oferecem salários de R$1.200,00 para engenheiros civis.
O profissional completo é aquele que ainda não se formou. Quero dizer com isso que o estudo será uma constante em sua vida profissional. Solidez técnica leva tempo para aquisição. Um outro requisito cada vez mais necessário no nosso meio é ética e senso de correção. Há muita desonestidade e picaretagem na construção civil, além de muito amadorismo (o do pior gênero, é claro) em busca do dinheiro fácil, proveniente dos pacotes governamentais para o crescimento brasileiro, com o PAC e o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo.
Um abraço,
Herculano Pires