Primeiro Tópico


Responder Mensagem

Primeiro Tópico

Clebson oSantiago
postou em Sex, 03 Ago 2012, 11:28
Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

    Ola,

    Este é meu primeiro tópico, sou estudante de Eng. Cívil do 2° semestre da faculdade Pitágoras. Entrei no fórum para já ir me acostumando e já pegando experiência com os profissionais. Meu pai tem uma empresa de lajes pré-moldadas e aqui tbm é uma forma de pesquisar por novos produtos e serviços.


    Primeiro gostaria de resolver o problema do meu nickname que eu digitei errado, gostaria de tirar o [o] na frente do Santiago.

    Existem também outras duvidas que eu gostaria de tirar.

    Diferenças no mercado de trabalho Universidade x Faculdade particular?
    Perspectiva de trabalho para daqui a 5 anos?
    Salário base atual?
    O seria um profissional completo?

    Desde já, Grato.
    Clebson Santiago.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    edmarferreirajr
    postou em Sex, 03 Ago 2012, 19:32
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Caro Clebson,

      Seja bem vindo e faça de sua participação aqui uma constante.


      Quantos às dúvidas que você tem, eis o que penso a respeito:


      Empresas sérias procuram por profissionais sérios e competentes, que saibam resolver problemas e que tenham iniciativa empreendedora. É o profissional que será avaliado, não a instituição que o graduou. Embora tenha me formado por uma escola pública, jamais me questionaram sobre isso no mercado.

      Os números são muito diferentes e oscilantes, mas em média, estima-se no Brasil uma demanda não atendida de aproximadamente 20.000 engenheiros por ano. Mas engenharia civil, assim como arquitetura, é um campo profissional atrelado ao desenvolvimento econômico e seu rítimo de crescimento. Se nossa economia continuar no rumo em que esta, as perspectivas serão muito promissoras nos próximos 10 anos. No entanto, é necessário lembrarmos que após o milagre econômico da década de 1970 nossa economia entrou em uma forte recessão, e o mercado para engenheiros despencou vertiginosamente na década seguinte.

      Os salários variam de acordo com a região do país e o porte da empresa. Mas a profissão de engenheiro civil (assim como a de arquiteto) possui um salário mínimo profissional assegurado por lei federal (06 salários mínimos por jornada de 06 horas e 8,5 por jornada de 8 horas) e empresas de maior porte, geralmente respeitam essa lei, muito embora seja recomendável que o profissional iniciante não alimente expectativas a esse respeito. Algumas prefeituras, por exemplo, oferecem salários de R$1.200,00 para engenheiros civis.

      O profissional completo é aquele que ainda não se formou. Quero dizer com isso que o estudo será uma constante em sua vida profissional. Solidez técnica leva tempo para aquisição. Um outro requisito cada vez mais necessário no nosso meio é ética e senso de correção. Há muita desonestidade e picaretagem na construção civil, além de muito amadorismo (o do pior gênero, é claro) em busca do dinheiro fácil, proveniente dos pacotes governamentais para o crescimento brasileiro, com o PAC e o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

      Um abraço,

      _________________
      Edmar
      arquiteto e urbanista

      “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
      Herculano Pires

      Clebson oSantiago
      postou em Qua, 15 Ago 2012, 15:56
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

        Edmar,

        Obrigado pela resposta e desculpa demora... vamos lá

        Empresas sérias procuram por profissionais sérios e competentes, que saibam resolver problemas e que tenham iniciativa empreendedora. É o profissional que será avaliado, não a instituição que o graduou. Embora tenha me formado por uma escola pública, jamais me questionaram sobre isso no mercado.


        De certa forma esperei um pouco das aulas para poder responder pq eu tenho esse receio. Como falei faço faculdade particular na Pitágoras, mas tive a sorte de conhecer como é o ensino na publica. E realmente é muito diferente. Os alunos são mais preparados e os professores pegam mais no pé na publica e já na particular é muito mastigado, isso quando não atrasam a matéria que é de fato obrigatória para da um reforço para os alunos que estão a 20 anos sem estudar ou tiveram um ensino médio de má qualidade. Me sinto ficando atrasado com relação aos outros estudantes de outras Instituições.
        Hoje mais tarde mostro a grade curricular para vocês

        O profissional completo é aquele que ainda não se formou. Quero dizer com isso que o estudo será uma constante em sua vida profissional. Solidez técnica leva tempo para aquisição. Um outro requisito cada vez mais necessário no nosso meio é ética e senso de correção. Há muita desonestidade e picaretagem na construção civil, além de muito amadorismo (o do pior gênero, é claro) em busca do dinheiro fácil, proveniente dos pacotes governamentais para o crescimento brasileiro, com o PAC e o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo.


        Existem cursos de aperfeiçoamento na área de eng. civil?

        Bruno
        postou em Qua, 15 Ago 2012, 16:36
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          Clebson oSantiago escreveu:
          Existem cursos de aperfeiçoamento na área de eng. civil?


          Existem sim, dependendo da área que quiser seguir - cálculo estrutural, solos, combate à incêndios etc.
          Não necessariamente você precisa fazer algum desses cursos p/ trabalhar na área, dependendo da experiência profissional e formação.

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Clebson oSantiago
          postou em Qua, 15 Ago 2012, 18:30
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            Como prometi, olha esta grade curricular:

            http://www.faculdadepitagoras.com.br/Uberlandia/Cursos/Graduacao/Paginas/engenhariacivil.aspx

            grade curricular da faculdade concorrente:

            http://www.ffassis.edu.br/Engenharia_civil.pdf


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais