Idade


Responder Mensagem

Idade

aldefaria
postou em Seg, 06 Ago 2012, 13:08
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Oi pessoal.
    Estou com 35 anos. Sou formado em ciencia da computacao nos eua. Odeio o que faco, realmente me arrependi. Estou em BH e hoje me matriculei em engenharia civil na UNA BH. O que vcs acham? Estou velho pra isso?
    Abs....


    _________________
    Alessandro Faria

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Idade para ingressar no Mercado de Trabalho

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 07 Ago 2012, 09:49
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Alde Faria,

      Em minha opinião não vejo problemas algum em sua idade para recomeçar profissionalmente, até porque, você também pode aproveitar seus conhecimentos na área de Construção Civil, haja vista, temos uma grande necessidade de profissionais qualificados. Acredito também que se você combinar seus conhecimentos em TI com a Construção Civil, certamente achará um nicho que carece muito de material relacionado a softwares ERP's - Enterprise Resource Planning direcionados ao Gerenciamento, Orçamento e Controle de obras.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      edmarferreirajr
      postou em Qua, 08 Ago 2012, 13:06
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Aldefaria,

        A idade não é um problema para o profissional que se dispõe a trabalhar como profissional liberal, quero dizer, como autônomo ou à frente de um negócio próprio. Para se trabalhar em uma grande empresa a idade passa a ser um empecilho, porque, via de regra, o acesso a essas empresas é feito por meio de programas de seleção que já impõem de saída o limite de idade e tempo de formatura.

        O que me à atenção é o fato de você “odiar” o que faz. Você diz que é formado em Ciência da Computação e trabalha com isso, mas está ingressando em um curso no qual nos próximos 3 anos vai estar em contato exclusivamente com conteúdos muito semelhantes aos da sua formação: muita matemática, muita física, muita computação e muito pouco ou quase nada de Engenharia Civil. Minha referência é a da Escola de Engenharia da UFMG, onde me formei (sou de Belo Horizonte, também), mas não creio que seja muito diferente em outras instituições. Será que é isso mesmo o que você quer?

        Sugiro que procure trabalhar um tempo em uma grande construtora na área de informática (você tem boas credenciais para isso) para estar no ramo e poder averiguar no dia a dia se é isso mesmo o que você quer.

        Boa Sorte!

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires

        Re: Idade para ingressar no Mercado de Trabalho

        Thiago Londonni
        postou em Qui, 09 Ago 2012, 08:55
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

          Aproveitando o tópico.:

          - Será que o mercado vai saturar de Engenheiro Civil ???

          Haja vista que há tantos alunos entrando para a engenharia civil, até porque o fies paga 100% do valor do curso, portanto, é uma procura gigantesca por tal curso.

          Entrei no curso porque gosto da área, especificamente construção civil.

          Alguém tem noção se o mercado vai saturar de engenheiros civis???

          Temos que ser os melhores naquilo que queremos, é claro.

          Só me questiono se vai saturar ou não.


          IsaacdeCristo escreveu:Caro Alde Faria,

          Em minha opinião não vejo problemas algum em sua idade para recomeçar profissionalmente, até porque, você também pode aproveitar seus conhecimentos na área de Construção Civil, haja vista, temos uma grande necessidade de profissionais qualificados. Acredito também que se você combinar seus conhecimentos em TI com a Construção Civil, certamente achará um nicho que carece muito de material relacionado a softwares ERP's - Enterprise Resource Planning direcionados ao Gerenciamento, Orçamento e Controle de obras.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Idade para ingressar no Mercado de Trabalho

          edmarferreirajr
          postou em Qui, 09 Ago 2012, 11:50
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

            Thiago Londonni escreveu:Aproveitando o tópico.:

            - Será que o mercado vai saturar de Engenheiro Civil ???

            Haja vista que há tantos alunos entrando para a engenharia civil, até porque o fies paga 100% do valor do curso, portanto, é uma procura gigantesca por tal curso.

            Entrei no curso porque gosto da área, especificamente construção civil.

            Alguém tem noção se o mercado vai saturar de engenheiros civis???

            Temos que ser os melhores naquilo que queremos, é claro.

            Só me questiono se vai saturar ou não.



            É muito pouco provável que isso ocorra. A demanda por engenheiros é sempre não atendida e isso não é um problema especificamente brasileiro. Quero lembrar a campanha do presidente Obama quando ele dizia “Quero uma América de engenheiros e não de advogados”. São vários os fatores para que a demanda não seja atendida. Em primeiro lugar há o fato de que o curso superior é sempre uma porta de entrada para um processo individual de autodescoberta. É na faculdade que muitas vezes descobrimos nossas verdadeiras vocações. E assim, portanto, a entrada em um curso não garante em nada sua finalização. Eu mesmo era estudante de artes antes de estudar arquitetura e um dos melhores professores de matemática do ensino médio que já conheci era justamente um ex estudante de engenheira civil. Há também um problema grave relacionado às matrículas nos cursos de engenharia civil que é a elevada evasão. O mercado faz alarde da demanda, o governo facilita a entrada, mas uma vez lá dentro o cabra tem que andar com as próprias pernas. E ai a coisa fede, porque engenharia (bem como qualquer curso de ciências exatas) tem suas exigências e se o cara não nasceu para a coisa, simplesmente desiste no meio do caminho.
            Mas, saturação é algo que jamais deve ser levado em conta para se escolher uma profissão. Muito menos se ela dá dinheiro ou não. O tempo passa, dinheiro se gasta, e o que fica no final é a satisfação de se fazer o que gosta ou o sofrimento da frustração por odiar o que se faz. Profissão é como casamento, mesmo gostando da mulher já é muito difícil de levar adiante. Com 20 anos é difícil de entender essas coisas, mas nós que já estamos nos 40 já começamos a entender um pouquinho.

            Um abraço,

            _________________
            Edmar
            arquiteto e urbanista

            “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
            Herculano Pires

            ex ciência da computação e fazendo civil

            mariporto21
            postou em Qui, 20 Set 2012, 17:45
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Pessoal eu to com o mesmo problema, sou formada em ciência da computação, porém eu detesto. já trabalhei em grandes empresas. Hj tenho 26 anos e to no 2 periodo de engenharia civil. Gostaria de saber se vale a pena?

              lufe_mas
              postou em Sex, 21 Set 2012, 09:19
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 15

                Isso não tem problema algum.
                Tenho um amigo que é formado em arquitetura mas também odeia, tanto que nem trabalha na área, trabalha na área de Engenharia, energias.
                Tem 26 anos, e iniciou um Eng. esse semestre.

                Mas algo que é muito importante é ter certeza, por que o curso te engana, você fica os primeiros anos vendo conteudo genérico e não específico, então você tem que esperar 2 ou 3 anos para ver um pedacinho da sua profissão.

                Tem que pesar por que querem fazer engenharia civil, o que gostam na profissão (Construção, estruturas, geotecnia, hidráulica ou saneamento e transportes.)

                Eu particulamente acho todas as áreas muito interessantes. Mas já tive muitos amigos que diziam que estavam fazendo por que o filho de não sei quem mal tinha começado o curso e já estava trabalhando não sei a onde.

                Logo depois começam a estagiar em obra esperando ter a mesma sorte do conhecido dele. Se formam estagiando no mesmo lugar e para o resto da vida trabalham como engenheiro de obra.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                CARCAMANO
                postou em Sex, 28 Set 2012, 10:56
                Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                  Provavelmente até se formar chegará 40 anos. Mas isso ñ é problema, mas acaba sendo para o mercado de trabalho se quiser entrar em alguma empresa.


                  Responder Mensagem


                  Construção civil, discussões gerais