Muro de Arrimo. Suspiros ( BARBACÃS ) umidos.


Responder Mensagem

Muro de Arrimo. Suspiros ( BARBACÃS ) umidos.

Taveira 1981
postou em Dom, 21 Out 2012, 16:48
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Boa tarde.

    Tenho um muro de arrimo no meu quintal de 12 m lineares de largura por 3m de altura. O mesmo tem 6 colunas na vertical, três cintas ( 1 na base, 1 no meio e 1 em cima ), 20 suspiros sendo 10 a 1,50m de altura e os outros a 2,80 de altura ( não foi colocado no pé do muro ), temos também mais 6 colunas paralelas às que compõem o muro, as quais ficam a 1,5m de distancia destas ( portanto 12 colunas dividas em 2 fileiras de 6 as quais estão interligadas por braços de ferro envoltos por concreto. Todas colunas estão com profundidade de 1m a 1,5m na terra. Percebo que 3 suspiros consecutivos estão ficando úmidos de uns dias para cá. Por coincidência estava tendo uma obra no lote de um vizinho que fica próximo ao meu lote ( e também acima ) , o que resultou em um excesso de água que saiu por estes três suspiros. Contudo vejo que em uma chuva um pouco mais forte os suspiros voltam a molhar ( o que não ocorria antes face boa compactação do solo que é argiloso ). Como posso resolver esta questão da melhor forma? Devo me preocupar com algum dano estrutural do meu muro? Percebo a terra molhada, mas não enxarcada. Grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Seg, 22 Out 2012, 11:23
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Se os "respiros" estão úmidos ou com água saindo, é porque estão funcionando.
      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      Muro de Arrimo. Suspiros ( BARBACÃS ) umidos.

      Taveira 1981
      postou em Seg, 22 Out 2012, 21:47
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Caro Bruno, boa noite.


        Grato pelo auxílio.

        Apesar de eu ter um boa estrutura neste muro, minha insegurança estava pautada sobre um possível volume de água que poderia estar descendo até a base do muro e a comprometendo ao longo do tempo, contudo acredito que caso isto venha a ocorrer, será de um volume pequeno, visto que tenho cerca de 20 respiros em meu muro ( 10 no meio e 10 em cima ).

        Abçs.

        Muro de Arrimo. Suspiros ( BARBACÃS ) umidos.

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 23 Out 2012, 09:09
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Taveira,

          Quanto à umidade, não há problemas, afinal esta é a função dos "suspiros" ou mais apropriadamente, drenos pontuais. Mas à sua descrição, o que me parece é que talvez fosse necessário ter feito uma drenagem mais eficaz na superfície interna deste muro, já que a drenagem faz-se necessária e principalmente a partir da base do mesmo, onde as águas tendem a se concentrar, no entanto, os barbacãs só foram dispostos a partir de 1,50m de altura.

          Quanto aos suspiros que se dispõem na altura de 2,80m, estes quase não tem eficiência já que a esta altura (há 20 cm da superfície) não há praticamente nenhuma água residual e a pressão provocada pela variação da temperatura ambiente e pela dilatação também não se estabelece.


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qua, 24 Out 2012, 07:44, num total de 1 vez
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Taveira 1981
          postou em Ter, 23 Out 2012, 19:31
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Boa noite Sr IsaacdeCristo.

            Temos drenagem de superfície através de canaleta que visa escoar as águas do lote para a saída de águas pluviais.

            Quanto aos drenos pontuais ao pé do muro, na ocasião fui informado de que, por se tratar de terra argilosa, as águas " não chegariam a tal ponto ".

            Contudo, se necessário, posso tentar fazê-los.

            Abçs e grato pela atenção.

            mfwitzel
            postou em Qui, 20 Dez 2012, 08:46
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              prezados,
              Minha casa tem 8 anos e esta construida unida a um muro de arrimo do predio da rua de tras.
              a poucas semanas atras comecei a ter uma pequena infiltracao na parte baixa desta parede apenas em dia de muita chuva e com agua alaranjada/barrenta.
              as calhas e telhado estao ok. so tem infiltracao nesta regiao da casa, a uns 50cm do chao
              quebrei a parte da frente de um bloco da regiao e ele esta umido por dentro.
              pela situacao da casa ja estar construida, e pelo que vi na net, o ideal seria drenar o excesso de agua com barbacã atravessando a parede e o muro, confere?
              um cano de esgoto passa bem pertinho desta regiao e estava pensando em desenbocar o barbaca neste cano, dentro da parede mesmo.
              estou no caminho certo?
              nao sou engenheiro. por isso gostaria da opiniao de vcs.
              agradeço dicas de como fazer um barbaca adequado ou tb indicacao de mao de obra de confianca em sao paulo sp
              grato
              marcelo


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Construção civil, discussões gerais