Escolha da Treliça


Responder Mensagem

Escolha da Treliça

julimarfragaf
postou em Seg, 26 Nov 2012, 19:21
Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

    Preciso cobrir um local com laje pré moldada.
    Uso treliça h8, ou h12 ?

    Tava pensando em usar h8, com um reforço de malha de aço 4.2mm 15x15cm, concreto de 20 MPa.
    Essa Laje vai ter contrapiso+ ceramica, a maior carga será de uma caixa d`agua de 500l. _O| no canto.


    As medidas são 4.60m x 5.80 , as vigotas vão vencer o vão de 4.6.

    O que me dizem dessa configuração ta seguro, ou é preciso mudar?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Escolha da Treliça

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 26 Nov 2012, 23:52
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Julimar(a),

      Em princípio está dentro do padrão utilizado normalmente. Para este serviço utiliza-se comumente a treliça H8. Mas vale a pena uma análise mais detalhada, por exemplo, quando você diz que a maior carga será o reservatório de água, no canto..., e quais serão as outras cargas (menores); para qual uso será esta laje na parte superior? Residencial? Terraço?

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Escolha da Treliça

      julimarfragaf
      postou em Ter, 27 Nov 2012, 13:10
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Julimar(a),

        Em princípio está dentro do padrão utilizado normalmente. Para este serviço utiliza-se comumente a treliça H8. Mas vale a pena uma análise mais detalhada, por exemplo, quando você diz que a maior carga será o reservatório de água, no canto..., e quais serão as outras cargas (menores); para qual uso será esta laje na parte superior? Residencial? Terraço?



        Em cima não haverá nenhum tipo construção, servirá apenas de terraço com circulação de pessoas, nada a mais.

        Laje treliça

        Luciano VWJ
        postou em Qua, 28 Nov 2012, 09:09
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          julimarfragaf, bom dia.
          Como disse nosso amigo Isaac as informações de utilização são muito importantes para dimensionamento da altura e armadura adicional. De ante mão pelas informações apresentadas sugiro que sua laje tenha resistência superior a 300 kgf/m2 pelo fato de teres carga concentrada (reservatório)
          Não fiz cálculos mas, pela experiencia de muito tempo responsável por empresa de pré moldados, a treliça H08 não atingirá reisistencia neste vão, a H12 se atingir, será no limite.
          Aconselho procurar um empresa de "Lajes" que tenha um engenheiro responsável presente, e que possa te orientar com visita in loco. Isto com certeza não acarretará custos adicionais no seu produto e sim qualidade e segurança.

          abçs

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Laje treliça

          julimarfragaf
          postou em Qui, 29 Nov 2012, 17:34
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

            Luciano VWJ escreveu:julimarfragaf, bom dia.
            Como disse nosso amigo Isaac as informações de utilização são muito importantes para dimensionamento da altura e armadura adicional. De ante mão pelas informações apresentadas sugiro que sua laje tenha resistência superior a 300 kgf/m2 pelo fato de teres carga concentrada (reservatório)
            Não fiz cálculos mas, pela experiencia de muito tempo responsável por empresa de pré moldados, a treliça H08 não atingirá reisistencia neste vão, a H12 se atingir, será no limite.
            Aconselho procurar um empresa de "Lajes" que tenha um engenheiro responsável presente, e que possa te orientar com visita in loco. Isto com certeza não acarretará custos adicionais no seu produto e sim qualidade e segurança.

            abçs


            Liguei pra algumas dessas empresas, e eles sugeriram essa mesma configuração que citei , porém com as vigotas reforçadas com duas varas 5/16, me disseram que é suficiente, perguntei sobre h12 me disseram que não é necessário. Obs; é muito dificil achar uma que tenha engenheiro presente.

            Aproveitando, Mais Uma dúvida, voces saberiam me dizer qual é a resistêcia desta laje?
            > Treliça h8, com varas de ferro 1/4" a cada 50cm transversal,eps, capa de concreto 5 cm 20MPA , vão de 3,40m.
            Essa laje aguenta uma hidromassagem? (cap 240l + peso de 2 pessoas aprox. 140kg), a hidro ocupará uma área de aprox, 2,5m2 sobre a leje.
            Resumindo serão aproximadamente 400kg sobre uma área de 2,5 m2.
            O que me dizem?

            Re: Laje treliça

            julimarfragaf
            postou em Qui, 06 Dez 2012, 18:09
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

              julimarfragaf escreveu:
              Luciano VWJ escreveu:julimarfragaf, bom dia.
              Como disse nosso amigo Isaac as informações de utilização são muito importantes para dimensionamento da altura e armadura adicional. De ante mão pelas informações apresentadas sugiro que sua laje tenha resistência superior a 300 kgf/m2 pelo fato de teres carga concentrada (reservatório)
              Não fiz cálculos mas, pela experiencia de muito tempo responsável por empresa de pré moldados, a treliça H08 não atingirá reisistencia neste vão, a H12 se atingir, será no limite.
              Aconselho procurar um empresa de "Lajes" que tenha um engenheiro responsável presente, e que possa te orientar com visita in loco. Isto com certeza não acarretará custos adicionais no seu produto e sim qualidade e segurança.

              abçs


              Liguei pra algumas dessas empresas, e eles sugeriram essa mesma configuração que citei , porém com as vigotas reforçadas com duas varas 5/16, me disseram que é suficiente, perguntei sobre h12 me disseram que não é necessário. Obs; é muito dificil achar uma que tenha engenheiro presente.

              Aproveitando, Mais Uma dúvida, voces saberiam me dizer qual é a resistêcia desta laje?
              > Treliça h8, com varas de ferro 1/4" a cada 50cm transversal,eps, capa de concreto 5 cm 20MPA , vão de 3,40m.
              Essa laje aguenta uma hidromassagem? (cap 240l + peso de 2 pessoas aprox. 140kg), a hidro ocupará uma área de aprox, 2,5m2 sobre a leje.
              Resumindo serão aproximadamente 400kg sobre uma área de 2,5 m2.
              O que me dizem?

              Alguém pode me ajudar.?

              julimarfragaf
              postou em Qua, 19 Dez 2012, 17:02
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

                UP

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                julimarfragaf
                postou em Qua, 03 Abr 2013, 11:42
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

                  julimarfragaf escreveu:UP


                  Responder Mensagem


                  Construção civil, discussões gerais