Luciano VWJ escreveu:julimarfragaf, bom dia.
Como disse nosso amigo Isaac as informações de utilização são muito importantes para dimensionamento da altura e armadura adicional. De ante mão pelas informações apresentadas sugiro que sua laje tenha resistência superior a 300 kgf/m2 pelo fato de teres carga concentrada (reservatório)
Não fiz cálculos mas, pela experiencia de muito tempo responsável por empresa de pré moldados, a treliça H08 não atingirá reisistencia neste vão, a H12 se atingir, será no limite.
Aconselho procurar um empresa de "Lajes" que tenha um engenheiro responsável presente, e que possa te orientar com visita in loco. Isto com certeza não acarretará custos adicionais no seu produto e sim qualidade e segurança.
abçs
Liguei pra algumas dessas empresas, e eles sugeriram essa mesma configuração que citei , porém com as vigotas reforçadas com duas varas 5/16, me disseram que é suficiente, perguntei sobre h12 me disseram que não é necessário. Obs; é muito dificil achar uma que tenha engenheiro presente.
Aproveitando, Mais Uma dúvida, voces saberiam me dizer qual é a resistêcia desta laje?
> Treliça h8, com varas de ferro 1/4" a cada 50cm transversal,eps, capa de concreto 5 cm 20MPA , vão de 3,40m.
Essa laje aguenta uma hidromassagem? (cap 240l + peso de 2 pessoas aprox. 140kg), a hidro ocupará uma área de aprox, 2,5m2 sobre a leje.
Resumindo serão aproximadamente 400kg sobre uma área de 2,5 m2.
O que me dizem?