Olá pessoal,
Não sou engenheiro nem arquiteto assim, peço desconsiderar meu vocabulário provavelmente rudimentar em tais questões. Entretanto gosto muito do tema e já tenho experiência em obras (na verdade 2 sobrados e algumas pequenas casinhas de aluguel).
Peço um pouco de paciência, pois sem fornecer subsídios ficaria difícil a vocês entenderem minhas dúvidas.
Adquiri recentemente um terreno de esquina num excelente ponto em São José dos Campos / SP, com 13x25 metros.
Meu objetívo é construir um pequeno prédio com kitnets, pequenos apartamentos na faixa de 35 a 40 m2 e aluga-los aliado a serviços como internet, tv a cabo, mobiliado, etc...
O objetivo é maximizar ao máximo a obra, e aproveitar ao máximo o terreno. A principio penso em fazer 3 pavimentos (térreo + 2 pavimentos), acima disso apenas caixa d'agua, telhado, sótão para armazenar alguns materias de reposição. Talvez 4 pavimentos se o projeto for aprovado sem elevadores (o zoneamento permite, a princípio).
Minha dúvida consiste na viabilidade de utilização de alvenaria estrutural em obra dessa magnitude. Minha idéia é um projeto muito "engenheirado", tipo parede sobre parede, reaproveitamento de tubulações, aptos idênticos/espelhados, otimização no que for possível.
Tenho um mestre de obras de confiança muito experiente em alvenaria tradicional, no qual confio muito. Com treinamento executaria qualquer obra.
Agora a questão.
Esse tipo de obra é viavel em alvenaria estrutural? O custo compensa os riscos em optar-se por um método que não me é tão familiar (estou disposto a fornecer treinamento a equipe)?
E com relação a projeto, como encontrar arquitetos em minha região que dominem esse tipo de obra, de modo a me fornecer opções de materiais, fornecedores, plantas, materiais e, principalmente, estimativas de custos confiáveis?
Ufa!!!!
Pessoal, aceito indicação de profissionais e susgestão de fornecedores, ok?
Por fim? Concreto ou Barro (no caso de ser estrutural)?
Qualquer conselho será bem vindo.
Antecipadamente agradeço aos amigos,
Leonardo