- A_Araujo
- postou em Ter, 09 Out 2012, 13:42
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 6
A discussão é boa, vamos lá: a forte vantagem de se retomar o uso de alvenarias estruturais básicamente é a economia de fases de acabamento, a redução de fôrmas e de elementos de concreto.
Como nem tudo nesta vida é perfeito, isto tem seu preço; foram justamente as estruturas de concreto armado que trouxeram liberdade arquitetônica ao permitirem grandes vãos livres, transformando as alvenarias em meras vedações.
Eu acredito que para obras pequenas recorrer a alvenarias estruturais pode ser uma boa, desde que as condições do solo assim o permitam. Isto porque também só vejo vantagem na técnica se for para deixar aparente. Se for para rebocar, pintar etc, já não vejo vantagem.
Uma ilusão é acreditar que a mão-de-obra para assentamento seja mais veloz que na alvenaria comum; salvo se você quiser um péssimo acabamento, assentar os blocos significa preocupar-se muito mais com o uniformidade, nivelamento, alinhamento, prumo e encontro das peças. E, claro, com o rejuntamento.
Quanto a questão da remoção de paredes estruturais - e eu já fiz um bocado disso na vida - é fácil quando se esquece o concreto e se pensa em aço. Normalmente se faz uma estrutura de aço (viga I ou treliça) e se embute na alvenaria. Após esta tarefa, libera-se o vão para demolição.
Claro que tem seus cuidados aí também: tem que lidar com macacos hidráulicos, pensar em grouting de preenchimento, fissurações, essas coisas.
Agora, o risco do leigo querer fazer vãos sem conhecimento é o mesmo que querer vazar viga para passar duto de split e cano de esgoto ou vazar pilar para passar eletroduto e cano d'água... CREA neles! Ou, CAU neles ! kkkk. Desculpem a brincadeira, não resisti. Mas o fato é que, neste caso, não é possível ser responsável pela irresponsabilidade dos outros. O fundamental é entender os limites desta técnica e saber que podem causar restrições futuras. Eu tenho muita preocupação com a questão de fissurações, presentes em boa parte das obras que vi.
Muros, por exemplo, sofrem muito com a dilatação por temperatura, quase não importam as juntas no pilares. Já vi colocarem até arame farpado na massa entre as fiadas de blocos de concreto e fissurar...
Fissuras estruturais são bem menos freqüentes de se ver, embora existam. Quem tiver alguma experiência no combate a fissurações eu agradeço de antemão a postagem. Abraços a todos.