Dúvida sobre fundação


Responder Mensagem

Dúvida sobre fundação

lekitamura
postou em Dom, 13 Jan 2013, 11:22
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá estou construindo uma casa térrea pequena de 64 m2 em um terreno proveniente de aterro.

    Meu arquiteto projetou a fundação com30 estacas de 6m de profundidade, porém não fizemos nenhuma sondagem.

    Com esta profundidade não conseguiremos abrir as brocas no trado, o que vai encarecer o projeto e não tenho este dinheiro, um amigo engenheiro me aconselhou, que nestes casos posso fazer uma broca para cada 3m2 de construção com 3 metros de profundidade. Com isso divido o peso da casa, e não preciso arcar com o custo de uma sondagem.

    O que acham? As 30 estacas com 3 metros de profundidade são suficientes, ou realmente terei que arcar com uma sondagem (dinheiro o qual não disponho)?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dúvida sobre fundação

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 13 Jan 2013, 12:18
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado(a) Leki,

      O ideal seria fazer a sondagem do terreno. Mesmo assim acredito que por ser a obra de pequeno porte e de apenas um pavimento, o mais aconselhável será fundação(rasa) em sapatas. O dimensionamento destas sapatas será determinado a partir da sondagem do terreno. Ainda em minha sincera opinião, acredito que estas quantidades podem ser reduzidas mediante análise criteriosa das cargas da obra como um todo, ainda que você resolva colocar um segundo pavimento.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Dúvida sobre fundação

      lekitamura
      postou em Seg, 14 Jan 2013, 07:57
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado pela dica Isaac!

        Sabe quanto eu gastaria mais ou menos com uma sondagem?

        Att.
        Leandro

        Bruno
        postou em Seg, 14 Jan 2013, 08:27
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          Liga pra qualquer empresa de sondagem e pega o preço, um furo de SPT não é caro não.
          O segredo é quem vai ler a sondagem e mandar quando você vai parar suas estacas.

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais