Descimbramento - Sequência Correta para retirar as Escoras


Responder Mensagem

Descimbramento - Sequência Correta para retirar as Escoras

almirsp3
postou em Sex, 18 Jan 2013, 18:21
Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

    Prezados Colegas,

    Qual a sequência correta para retirada das escoras das lajes contínuas? Por exemplo, nos ambientes em que há 3 ou mais fileiras de escoras, devo retirar primeiro a fileira central, em virtude da contra-flecha ou as mais próximas dos apoios? Do centro para os apoios ou vice-versa? Pesquisei na internet, mas não achei a norma que trata do assunto. Encontrei opiniões que indicam as duas formas.

    Aguardo resposta.


    _________________
    Muito Obrigado.

    Um forte abraço.
    Almir Soares Pinto

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Descimbramento

    Guilherme Garc
    postou em Sáb, 19 Jan 2013, 08:49
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Dos apoios para o centro. A contra-flecha se para as acomodações dentro dos estados limites após a cura (28 dias). No entanto, o planejamento de remoção já deve estar definido na montagem da laje e do próprio escoramento, de modo a facilitar o trânsito pós concretagem e a execução de outros serviços, tais como o emboçamento das alvenarias, instalações nas alvenarias e piso, etc.

      Nos programas de análise estrutural e seus esforços, são indicados como menos solicitadas as regiões próximas aos apoios, onde no software há uma indicação de cores dos extremos para o centro, verde para o vermelho.

      Abraços e boa obra.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Sáb, 19 Jan 2013, 12:26
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        A retirada dos escoramentos, salvo meu engano, deve ser feita de modo a não alterar o funcionamento estático da peça: se marquise, retira-se os escoramentos do extremo balanceado para o apoio; se laje biapoiada isolada, do centro para os apoios; se contínua, dos pontos de momento positivo máximo para os apoios.

        grayol
        postou em Sáb, 19 Jan 2013, 22:13
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

          Mesma conclusão do alex, defendida em literatura como A Técnica de Edificar, do Yázigi.

          Discordo do Guilherme, porém não posso replicar visto que o mesmo dissertou com frases desconexas ou soltas. Ou minha dislexia piorou. Muito.

          De uma maneira muito simples - apenas uma expansão do disposto pelo alex -, justifica-se: caso se desforme da extremidade ao centro, a peça trabalhará da forma inversa a qual foi projetada, uma forma que nunca mais o fará e, principalmente, tal forma de trabalho jamais foi considerada no dimensionamento e, além disso, há fadiga na peça quando submetida ao esforço de momentos opostos.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Descimbramento

          Guilherme Garc
          postou em Dom, 20 Jan 2013, 09:43
          Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

            Caros Alex e Grayol,

            Perfeito, eu sim fui muito confuso na minha resposta. Ah, e a minha dislexia é que está MUITO acentuada e não a sua Grayol. Excelentes as análises resumidas e a menção ao Yázigi. Reli minha postagem e realmente não disse nada com coisa nenhuma. Quis tratar da retirada do escoramento para liberação de novas frentes e circulação. Eu mesmo costumo liberar primeiro o centro, retirando 1,2 ou 3 fileiras, dependendo da situação, e na montagem deixo o espaço necessário para trabalhos junto das alvenarias. Enfim, obrigado pela discussão e prometo melhorar nas minhas colocações e ler bem antes de postar.

            É um privilégio estar junto com os senhores por aqui.

            Senhores, muito grato, muito bacana mesmo.

            Almir, boas obras.

            Abraços,

            _________________
            Abraços e bons trabalhos.

            Projetos e Consultorias em materiais
            Soluções sustentáveis
            Engenharia Diagnótica

            Guilherme Custódio Garcia Jr
            garc.engineer@gmail.com
            11- 2306 4800
            11- 9 8516 0420

            almirsp3
            postou em Sáb, 02 Fev 2013, 23:07
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

              Alex Barreto Cypriano escreveu:A retirada dos escoramentos, salvo meu engano, deve ser feita de modo a não alterar o funcionamento estático da peça: se marquise, retira-se os escoramentos do extremo balanceado para o apoio; se laje biapoiada isolada, do centro para os apoios; se contínua, dos pontos de momento positivo máximo para os apoios.


              Prezados Alex e Grayol,

              Após os 28 dias de concretagem, realizei a retirada das escoras, segundo suas orientações. Como era de se esperar, não houve nenhum problema estrutural. A acomodação da estrutura, à nova situação de esforços solicitantes, ocorreu normalmente porque as peças foram adequadamente projetadas, concretadas, desformadas e descimbradas na forma e tempo corretos.

              Muito Obrigado pelas orientações. Eu tinha o mesmo posicionamento sobre o assunto, mas afirmações contraditórias na web, haviam gerado dúvidas, no entanto suas declarações vieram reforçar e consolidar meus conhecimentos.

              _________________
              Muito Obrigado.

              Um forte abraço.
              Almir Soares Pinto

              Descimbramento - Sequência Correta para retirar as Escoras

              IsaacdeCristo
              postou em Dom, 03 Fev 2013, 10:40
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Prezado Almir,

                Esta sequência deve ser preferencialmente dos pontos onde a flecha é maior, neste caso do cento para os apoios. Ou seja, se tirarmos primeiro próximo aos apoios, a flecha será descarregada totalmente sobre suas escoras (centrais) dificultando a retirada das mesmas.

                Boa sorte!

                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural