Laje Isopor - Retirar Escoras


Responder Mensagem

Laje Isopor - Retirar Escoras

Cristiane Fig
postou em Dom, 04 Dez 2011, 22:54
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá. Contratei uma empresa para executar o serviço de instalação de uma Laje de Isopor, em uma área de 9m². No caso é um ponto comercial e esta laje será parte do piso da sobreloja, o restante da sobreloja já possui a Laje instalada desde sua construção. A Laje fica na sombra (interior do imóvel), não toma sol. A área total do imóvel é 8,00mX3,00m (térreo) + sobreloja do mesmo tamanho. A Laje foi feita no dia 17/11/11. Possui 3 escoras sustentando a mesma, desde então. Como não entendo do assunto, gostaria que me ajudassem: com quantos dias estas escoras podem ser retiradas? O pedreiro está falando em 30 dias... procede ou pode ser retirado antes? Estou achando muito tempo para uma área tão pequena. Qual o tempo mínimo para retirar as escoras nesse tamanho de Laje e condições?
    Aguardo uma orientação. Obrigada. Cristiane.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje Isopor - Retirar Escoras

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 05 Dez 2011, 09:03
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Cara Cristiane,

      Dentro das condições normais de controle e boa qualidade do concreto armado, o tempo mínimo recomendado para se submeter a estruturas aos esforços para os quais a mesma foi feita é de 28 dias. Como sempre precisamos ganhar tempo nas obras, mantemos as escoras e reduzimos este tempo. O pedreiro não está errado.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Cristiane Fig
      postou em Ter, 06 Dez 2011, 10:08
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Prezado Isaac,

        Obrigada pelos esclarecimentos. Na internet existem várias opiniões a respeito disso, alguns dizem que com 15 dias já podem ser retiradas as escoras laterais, outros dizem que 21 dias é tempo suficiente para a remoção total e tudo isso acaba por gerar dúvidas em leigos, como eu. Hoje completam 19 dias de laje escorada. Quando contratei o serviço, me disseram que o prazo era de 10 dias e agora vieram com essa de 30 dias para retirar as escoras. Como é um ponto comercial, imagine a minha aflição, pois preciso abrir o negócio. Hoje o pedreiro vai dar uma olhada e veremos o que fazer. Vamos aguardar!


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais