Orçamentos
- Guilherme Garc
- postou em Ter, 29 Jan 2013, 12:08
- Usuário Nível 4 | Mensagens: 163
Caro Danilo,
Existem algumas ferramentas que se propõe a auxiliar nos trabalhos de orçamento, mas, na minha opinião, o melhor de todos é um que lê e analisa projetos diversos, desenvolve os procedimentos construtivos conforme concebido pelo projetista, executa o levantamento de materiais já considerando as perdas e processos, armazena históricos de outros orçamentos e aplica em novos projetos, possuindo uma inteligência crescente, estabelece as composições, faz a cotação de preços, monta as planilhas, curva ABC, curva S, incidência de impostos regionalizado, BDI, margem e montagem de proposta. Tudo nos formatos Excel e Word.
O nome do melhor software para orçamentos é "O Profissional de Engenharia", disponível no módulo Danilo Guidini.
Todos os outros vão apresentar alguma deficiência que você terá que suprir e muitas vezes para isso será necessário revisar todos os passos acima relacionados ( e algum outro que certamente esqueci), para ter certeza na tomada de alguma decisão. E, sendo assim, ninguém melhor que você mesmo.
Resumindo: Na minha opinião, não há um software que trate o problema de forma eficaz na sua totalidade.
Softwares com MS Project, Primavera, Tron Orc, Sure Track, Civil, ERP´s, são ferramentas de planejamento, mas que devem ser alimentadas com informações consistentes, embasadas em conhecimento do operador.
Já trabalhei com todos e ainda prefiro os bons e velhos lapiseira, papel e calculadora, para depois partir para algum auxilio tecnológico. É eu sei, dá trabalho mesmo, mas não tem jeito.
Engenharia Diagnótica
Guilherme Custódio Garcia Jr
garc.engineer@gmail.com
11- 2306 4800
11- 9 8516 0420