Reciclando gesso no canteiro de obras


Responder Mensagem

Reciclando gesso no canteiro de obras

Guilherme Garc
postou em Ter, 19 Fev 2013, 11:59
Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

    Senhores,

    A muito se fala em sustentabilidade, reciclagem, redução de desperdícios, racionalização de materiais, descarte consciente, enfim, o discurso é fantástico, mas a ação é mínima. Recentemente saiu um artigo na revista Téchne a respeito de mais um estudo, bem sucedido, de reciclagem de gesso. O processo estudado precisa agora ser viabilizado para dentro dos canteiros de obras.

    Estudos demonstram que a perda do gesso apenas aplicado como revestimento é historicamente de 15% a 25%. Se somados ao desperdício de forro e paredes de dry wall, esse número seguramente figura acima dos 20%.

    Nós, através de pesquisas realizadas com apoio de universidades de São Paulo, desenvolvemos um conjunto de equipamentos compactos para reciclagem de gesso dentro dos canteiros. A metodologia empregada proporciona uma economia que pode variar de 20% a 30%.

    Pesquise, conheça, experimente. O investimento se paga rapidamente e o equipamento pode ser facilmente transferido para outras locações.

    O resíduo de gesso acaba sendo depositado em aterros sanitários, e conseqüentemente, não passa por um processo de reaproveitamento. Quando o gesso se encontra na presença de umidade, ocorre proliferação de fungos, podendo provocar a liberação de gás sulfídrico, um gás incolor, mais pesado do que o ar, altamente tóxico que possui cheiro de ovo podre em baixas concentrações e inibe o olfato em concentrações elevadas.
    (http://www.puc-campinas.edu.br/websist/portal/pesquisa/ic/pic2009/resumos/%7BE9CD2B5D-F91D-4DF5-9B66-1A84D7E43A85%7D.PDF)

    Mais ação.


    _________________
    Abraços e bons trabalhos.

    Projetos e Consultorias em materiais
    Soluções sustentáveis
    Engenharia Diagnótica

    Guilherme Custódio Garcia Jr
    garc.engineer@gmail.com
    11- 2306 4800
    11- 9 8516 0420

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Anúncios, Profissionais & Serviços