Armação de vigas e pilares na prática


Responder Mensagem

Armação de vigas e pilares na prática

souza eng
postou em Dom, 03 Mar 2013, 11:29
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Colegas tenho uma dúvida:
    Ao fazer o projeto estrutural ocorre por exemplo , da viga ter a mesma largura do pilar.Tendo ambas armaduras o mesmo cobrimento, entendo que na hora de colocar a armadura nas formas teremos problemas com a armadura do pilar, uma vez que a armadura da viga tem que entrar na do pilar por causa da ancoragem.Na prática como o mestre de obras resolve isso?Se ele entortar a armadura da viga ou do pilar não vamos reduzir o cobrimento nesta região?Gostaria de ver um exemplo prático, se possível uma foto ou uma apostila ou livro mostrando estes casos.
    Sei que é uma dúvida boba, mas não tenho nenhuma experiência com execução de obra!

    Muito obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Armação de vigas e pilares na prática

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 04 Mar 2013, 09:42
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Souza,

      Já me deparei com vários problemas como este, algumas vezes opta-se por reduzir a largura dos dois ou três estribos próximos ao pilar, para que ela se encaixe por "dentro" do pilar. Na verdade a solução deve vir do estruturalista, então qualquer alteração, como esta deve ser combinada com o mesmo.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Ter, 05 Mar 2013, 12:22
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Era usual dobrar os ferros do pilar, no encontro com a viga, para dentro. Mas o mundo anda de cabeça pra baixo: vai saber como os gamelas de hoje o fazem...


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais